TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades e limitações de cada abordagem teórica no contexto escolar

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO A relação do Behaviorismo com a educação consiste na modificação do comportamento tanto do professor quanto do aluno melhorando a aprendizagem.

Os professores podem aplicar esta teoria em sala de aula para treinar os alunos a exibirem comportamentos positivos e para ensiná-los quando não estão se comportando de forma correta. Desta forma, os professores devem usar reforços positivos para elogiar um aluno por fazer algo certo e reforços negativos para punir um comportamento ruim, repetindo até que ele se torne automático.

É através do reforço positivo que criam-se estímulos agradáveis que possibilitam o interesse pelo estudo e a aquisição de novos conhecimentos.

As consequências são importantes na determinação do comportamento. Dependendo da consequência, um comportamento inadequado pode voltar a acontecer, se for reforçado positivamente.

O professor que não tem um bom vínculo com a classe pode gerar nos alunos comportamentos indesejáveis prejudicando a aprendizagem.

PSICANÁLISE O ato de aprender envolve a relação afetiva entre professor e aluno. O aluno transfere ao professor sentimentos positivos ou negativos que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. É a transferência.

Na contratransferência é o professor quem transmite aos alunos sentimentos positivos ou negativos.

É o desejo que motiva e impulsiona o ser humano para a busca do conhecimento. É a vontade de aprender do aluno.

Algumas vezes os sentimentos de ansiedade ou fantasias inconscientes do aluno provocam reações emocionais no professor, levando-o a ter dificuldades no relacionamento de ensino-aprendizagem do aluno.

Caso o aluno idealize o professor e esta expectativa não se cumpra, o aluno se frustra e o professor que era tido como “perfeito”, torna-se “vilão”.

HUMANISMO De acordo com Rogers , a aprendizagem deve estar centralizada no aluno pois ele não é um organismo biológico , pois é dotado de sentimentos, necessidades , pensamentos. Rogers se preocupa em humanizar o contexto escolar. Na escola , o professor não ensina, e sim, cria condições e situações favoráveis para o aprendizado do aluno, ou seja, é o professor quem deve criar um ambiente que estimule e motive o aluno a aprender.

As dificuldades ou desinteresse do professor em ensinar a matéria pode ocasionar a desmotivação por parte do professor e também dos alunos.

GESTALT Estuda a percepção.

Acredita que a aprendizagem não se realiza por ensaio e erro , mas por insight. A compreensão surge de forma repentina e são resultados da nossa experiência e da forma como percebemos os estímulos a nossa volta.

A aprendizagem é um processo global. O método global leva a criança a aprender de maneira eficiente e econômica.

O trabalho do professor, dentro desta perspectiva teórica, seria o de dar auxílio ao aluno, reorganizando o campo de percepção daquele de acordo com o conteúdo. Nem sempre os alunos vivenciam situações que se apresentem de forma clara que permita sua percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com