TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Do Ensino De História

Por:   •  9/10/2023  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAEL

CURSO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

PROFESSOR: NORTON FREHSE NICOLAZZI JUNIOR

TUTOR: PAULO ALBERTO LIMA DE ALBUQUERQUE

ALUNA: ADRIANA AUXILIADORA DA SILVA


CULTURA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Uma forma de ensinar cultura e história aos alunos é valorizar o patrimônio que eles possuem em suas famílias, por meio da criação de um museu com objetos antigos. Esses objetos permitem aos alunos conhecerem melhor seus antepassados, as mudanças que ocorreram na sociedade e a diversidade cultural que existe entre os povos. A atividade também favorece o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, comunicação, criatividade e senso crítico.

Sendo a História uma ciência que investiga o passado humano a partir de fontes e evidências que podem ser materiais ou imateriais, os objetos antigos trazidos pelos alunos são exemplos de fontes materiais que podem revelar aspectos da vida cotidiana, das relações sociais, da economia, da política, da arte, da religião, entre outros temas de interesse histórico. Os historiadores são os profissionais que analisam essas fontes, cruzam informações, fazem perguntas e elaboram hipóteses sobre o passado.

Ao relatar as histórias dos objetos para a turma, os alunos estão fazendo narrativas históricas, fundamentadas em evidências e argumentos.

A atividade de criar um museu com objetos antigos das famílias dos alunos tem como objetivo ensinar cultura e história, valorizando o patrimônio de cada um. Os alunos podem descobrir mais sobre seus ancestrais, as transformações da sociedade e a diversidade cultural.

REFERÊNCIAS:

TRABUCO, Jéssica. Como montar um museu: Entenda coisas importantes. Montar um Negócio, 2017. Disponível em: https://www.montarumnegocio.com/como-montar-um-museu/. Acesso em: 25 jul. 2023.

O MUSEU: Funções e Responsabilidades. Blog do Portal Educação, 2019. Disponível em: https://blog.portaleducacao.com.br/o-museu-funcoes-e-responsabilidades/. Acesso em: 25 jul. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com