TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino Observação e Projeto

Por:   •  4/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.085 Palavras (17 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Natale Cristina de Souza da Mota Cavalcanti – RA: 0431749

Polo de Santa Fé do Sul - SP

2021

Natale Cristina de Souza da Mota Cavalcanti

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado á Universidade Paulista – UNIP EaD, referente ao curso de graduação em Licenciatura em História, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto.

Santa Fé do Sul - SP

2021


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. OBJETIVOS..........................................................................................................0

2.1 OBJETIVO GERAL...................................................................................0

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................0

3. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................06

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA......................................................................06

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS..................................................0

3.2.1 Ambientes e Publico Alvo............................................................0

3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos............................0

3.2.3 Proposta de ação e estratégias didáticas....................................0

3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma...............................

4. AVALIAÇÃO..........................................................................................................

4.1 RESULTADOS ESPERADOS...................................................................

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................................

        


  1. INTRODUÇÃO

Resguardar a história e a memória do individuo sempre foi um enorme desafio. Dentro desse âmbito, os museus exercem um papel muito significativo.

O Museu, local onde ocorre a junção entre ciência, cultura e sociedade, suas principais incumbências são informar e ilustrar por meio de exposições permanentes, entretenimentos, entre tantas outras atividades que podem sem desenvolvidas em seu espaço. Sendo um local de despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promovendo a cidadania, colaborando para a sustentabilidade das transformações culturais estando ao longo do tempo auxiliando para a formação cultural de um país, intensificando saberes inerentes as construções do desenvolvimento humano ao longo do traçado histórico.

Alguns podem pensar que eles são apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um elo entre passado, presente e futuro, visto que, olhar o passado é conhecer o que foi feito para aperfeiçoar mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizados para a sustentabilidade das gerações futuras.

Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. No início, sua finalidade era apenas de esguardar e não de difundir as informações culturais.

Por muito tempo, foram locais restritos e elitizados, mantidos por pessoas com algum poder aquisitivo. Somente as pessoas que recebiam convites para exposições tinham acessos àquelas obras. Anos mais tarde se tornam no que conhecemos atualmente, ou seja, aberto ao público em geral, sem distinções, local livre, de caráter educativo, cuja missão é recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva por meio de seus objetos.

Sabe-se que cultura é um termo amplo e complexo, podendo ser definido a partir de diversos pontos de vista. Sob a análise antropológica, cultura é o conjunto de costumes, tradições, hábitos e manifestações de uma população, que constrói sua identidade e seu modo de vida e os transmite geração após geração.

Portanto, os museus são a radiografia da história de um povo. Visitá-los deve ser uma prática recorrente.

Com esse proposito, o Projeto de Aproveitamento Pedagógico no Museu Historio e Cultural Professor Honório de Souza Carneiro, levando em consideração, língua escrita, pratica de produção de textos (Língua Portuguesa), produção do aluno em artes visual, fotografia (Artes) e organização histórica e temporal (História). Além da fotografia como fonte e resgate histórico. Com intuito de promover aproximação dos alunos com o museu, uma exposição das fotos tiradas por eles, será realizada ao final no projeto, que visa, tornar mais viável o acesso de todos, tanto como visitantes como expositores de seus trabalhos.

Esse projeto tem os alunos da Escola Municipal Benedicto de Lima, do Ensino Fundamental (6º ano), como foco, está é a Escola que está mais próxima ao museu.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Proporcionar uma aproximação do circulo familiar junto aos alunos da Escola Benedicto de Lima em relação ao multiculturalismo, uma vez que, para fotografar um objeto antigo que esta na família há muito tempo, a criança, precisara da ajuda dos parentes e familiares, para tanto, ele precisara do uso de maquina fotográfica, celular ou tablete, utilizando – se de mais um tema transversal a ciência e tecnologia. Os alunos irão utilizar essas informações e materiais levantados de forma ética, e a partir da foto pronta, desenvolvera os temas ligados às disciplinas (História, Língua Portuguesa e Artes) a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas em um ambiente não escolar, Museu Histórico Cultural Professor Honório de Souza Carneiro. Da mesma forma, irá se montar uma exposição com as fotos e a história do item fotografado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (235.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com