TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre filme Boa noite, e boa sorte

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA

FICHAMENTO DO FILME GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK

ÉDERSON CANCIAN

NOVO HAMBURGO, 29 DE MAIO DE 2018

FICHA TÉCNICA
Título Original: Good Night, and Good Luck
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Estúdio: Warner Independent Pictures / 2929 Productions / Redbus Pictures / Section Eight Ltd. / Metropolitan / Participant Productions / Davis-Films / Tohokashinsha Film Company Ltd.
Distribuição: Warner Bros.
Direção: George Clooney
Roteiro: George Clooney, Grant Heslov
Produção: Grant Heslov
Elenco:
David Strathairn (Edward R. Murrow)
Robert Downey Jr. (Joe Wershba)
Patricia Clarkson (Shirley Wershba)
Ray Wise (Don Hollenbeck)
Frank Langella (William Paley)
Jeff Daniels (Sig Mickelson)
George Clooney (Fred Friendly)
Tate Donovan (Jesse Zousmer)
Thomas McCarthy (Palmer Williams)
Matt Ross (Eddie Scott)
Reed Diamond (John Aaron)
Robert John Burke (Charlie Mack)
Grant Heslov (Don Hewitt)
Alex Borstein (Natalie)
Rosie Abdoo (Millie Lerner)

A frase que se tornou a marca de Edward R. Murrow, “boa noite, e boa sorte”, era como ele encerrava seu programa de jornalismo investigativo See It Now, da emissora CBS durante os anos cinquenta, programa esse que possuía uma das maiores audiências da rede televisiva.

O apresentador do programa, Murrow e seus jornalistas, entre eles o produtor Fred Friendly, o redator Don Hollenbeck, Joey e Shirley Wershba, descobrem que o governo fazia acusações infundadas sobre pessoas que supostamente teriam envolvimento com o comunismo, no longa é relatado o caso de um membro da Força Aérea que é afastado e preso por ser comunista, em razão de suspeitas contra seu pai. Neste cenário político que avança a trama de “Boa noite, e boa sorte” (Good Nigth, and Good Luck), período que posteriormente acabou conhecido como Macarthismo.

O membro da Força Aérea acabou afastado por influência do senador Joseph McCarthy, que instaurou a “Caça às Bruxas”, perseguição a supostos “Comunistas” ou mesmo simpatizantes que estivessem inseridos em diversos setores dos EUA. Qualquer um que fosse contrário as atitudes do Senador McCarthy poderia acabar na lista de comunistas em potencial.

E para fazer valer sua característica de investigação, a equipe do programa de Murrow cavou informações mostrando todos os lados da questão que envolvia o membro da Força Aérea. Além disso, conseguiu usar contra McCarthy, ele mesmo.

Clooney gravou o longa metragem em preto e branco para retratar a época em que o filme se passa, fazendo uso de filmagens do próprio senador durante o longa, todas as imagens de McCarthy são reais e mostram como ele encenava para as câmeras. O programa de Murrow mostra a reação de McCarthy quando consegue o direito de resposta ao show See It Now. A “revanche “ se dá com ataques a vida pessoal dos membros do programa. Murrow é o mais atacado, sem considerar a pressão por parte dos patrocinadores do show.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com