TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Filme O Nome da Rosa

Por:   •  31/5/2017  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 3

Redação e Linguagem Jurídica I

Profa Maria Socorro Viana

Aluno Djanildes Lopes Antunes

Resenha Crítica do Filme O Nome da Rosa

Direção: Jean-Jacques Annaud

Elenco: Sean Connery, Christian Slater

Gêneros Aventura, Drama, Suspense

Nacionalidades França, Itália, Alemanha

Duração: 2h 11min

Ano de Lançamento: 1986

A trama é passada no Século XIV, ano de 1327, durante o pontificado do Papa Joao XXII, tendo com o cenário um monastério, onde ocorrem crimes de assassinato, que inicialmente foi considerado com suicídio.

Os personagens principais são Frei Willian de Baskevile(Sean Conery) e o seu aprendiz Adson de Melk (Christian Slater).

O cenário é um Mosteiro Beneditino italiano, onde tem na sua biblioteca o maior acervo Cristão do mundo. O filme fala de um monge franciscano Willian de Baskerville e seu aprendiz Adson, que é secretamente convidado a solucionar uma morte em que todos atribuem a uma ordem sobrenatural. Adelmo, monge tradutor de grego, era a vitima, que fora jogado de um penhasco pelo demonio. Ao começar a explorar o lugar, Willian observa as evidencias claras de que o jovem havia cometido suicídio. Porem, eis que mais um dos monges, também tradutor de grego, é encontrado morto, o que deixa todos em pânico achando que estão sob ataque.

Desta vez a hipótese de suicídio logo é descartada, pois o monge morto apresentava os dedos e a língua escuras, evidências de envenenamento.

Durante as investigações, descobre-se que o livro é um exemplo da obra Comédia, de Aristóteles, considerada imprópria para o recinto, já que o riso é considerado um pecado. As mortes então estão relacionadas ao conteúdo do livro, e o objetivo de mantê-lo em segredo, o livro e o seu conteúdo. Descobre-se que o assassino era o cego Jorge, o mais antigo do monastério.

No filme, é retratada a dualidade do personagem Adson, que mesmo seguindo as normas da Igreja, está confuso por estar apaixonado, após uma noite passada com uma camponesa, não sabendo se deve continuar a investigar ou ir atrás e salvar a sua amada, que está sendo julgada como bruxa. Outros conflitos pessoais demonstrados são os dos monges que vivem ações contraditórias, mas ainda assim, permanecendo em sua fé. O personagem Willian, também tem revelados seus dilemas pessoais. São humanos enfim.

Outro tema abordado, é quando justamente quando aparece o inquisidor Bernado Gui, que chega no monastério para julgar os monges suspeitos pelos assassinatos e a camponesa considerada bruxa, mostrando a intolerância da Igreja, quanto aos costumes e fé fundamentalista.

O título é referência a uma passagem do romance Romeu e Julieta, de Shakespeare, que se pergunta que se uma rosa mudasse de outro, deixaria de ser rosa, deixando de ser perfumada? Essa é a crítica do filme, que demonstra com maestria, os conflitos de uma sociedade medieval, contradizendo suas ações heréticas, pecaminosas, em contraste com a regra perpetrada pela Igreja Católica, impondo sua vontade, sua idéia de comportamento, suas regras.

O filme, baseado no romance homônimo, de Umberto Eco contém várias referências à Literatura Universal, tornando-se uma biblioteca de citações e verbetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com