TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DAS COISAS: O Curta “The Story of Stuff”

Por:   •  13/1/2017  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  1.764 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DAS COISAS

O curta “The Story of Stuff” – História das Coisas, em português – produzido pela norte-americana Annie Leonnard, traz na sua essência o modo de vida contemporâneo e junto a isso uma crítica a esse modo de vida que é calcado em dois pilares fundamentais do sistema capitalista, o da produção e o do consumo, que a meu ver são elementos basilares que sustentam o sistema.

Em alguns textos que li sobre o filme, notei que seus autores colocavam que, estamos nos matando, degradando a natureza, e o fator que estava levando a isso era o consumo desenfreado. Mas seria esse o ponto de partida para um entendimento e uma crítica a esse sistema? Creio que não, o consumo é uma consequência, que ocasionara outras no decorrer do processo – como o lixo produzido - e não o ponto de partida pra se entender o estilo de vida contemporâneo.

Pois bem, se o consumo não é a linha de partida, e sim só mais uma etapa de um processo, porque somos levados a consumir demasiadamente sem ao menos necessitarmos muitas vezes do bem que estamos consumindo? Parece uma resposta simples, creio que não é. Diria que o “cerne” do sistema capitalista é o acumulo de capital, e para que isso aconteça é preciso produzir, é necessário todo um aparato constituído por peças que desenvolva todo um sistema de relações tanto econômicas como sociais, políticas e culturais para que tudo funcione de maneira correta, como uma engrenagem de um relógio onde as peças estão dispostas de maneira adequada que em sincronia umas com as outras fazem o relógio funcionar. Mas e a pilha que da energia para que tudo funcione? Vejo ela como o interesse dos capitalistas em acumulo de capital, associado a exploração da mão de obra e a extração de recursos naturais.

O curta traz um pondo muito importante à sua critica, o que nos mostram é uma cadeia de eventos que vai da extração dos recursos naturais passando pela produção, distribuição, consumo e tratamento de resíduos, colocados como um sistema linear dando a falsa impressão de que tudo está indo bem, mas não é bem assim como pode ser visto no vídeo, este sistema apresentado está em crise, pois vivemos num planeta finito. Hoje olhando o site “Diário de Noticias” uma matéria do dia 08/08/2016 mostra a seguinte manchete “Já esgotamos o orçamento anual dos recursos renováveis da Terra” mostrando que quatro meses antes de findar o ano a exploração humana dos recursos naturais ultrapassou a biocapacidade do planeta, e a cada ano isso vem se agravando cada vez mais, “em 2000, a data estava prevista para setembro”, “em 1975, as possibilidades esticavam ate novembro”.

Estamos acabando com o planeta, sim, como bem mostra o vídeo. O sistema é muito complexo, existem pessoas em todas as partes, já dizia um filósofo temos que ter poder sobre a natureza e dominá-la, mas para que? Acabar com ela? Lucro? Por puro egoísmo? Ver todo esse processo somente por um viés meramente econômico - acho que não é de todo correto -, apesar de o lucro que gera para as elites, ser um fator muito decisivo, o homem é um ser de diversas “natureza” – econômica, política, social, cultural, histórica – e isso é usado para que o consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com