TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade, Cultura e Baião

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

IDENTIDADE, CULTURA E BAIÃO

Autor: Professor Welliton Medeiros Pereira,

           Professora Katiana Silva Braga

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Considerado como um dos maiores divulgadores da cultura do Nordeste, Luiz Gonzaga do Nascimento, cantou o sertão. Suas canções representam o contexto sociocultural e sociopolítico da região Nordeste. E com base na rica obra deixada por este artista, este projeto buscou trabalhar a identidade cultural dos alunos. A música torna o ambiente de ensino e aprendizagem mais prazeroso, desenvolvendo a criatividade e outras aptidões dos estudantes. O mestre da música Luiz Gonzaga abriu as portas da música nordestina todo o país, recriou- a e a popularizou. Assim, procuramos através de sua produção, propor atividades diversas que possibilitassem o conhecimento e valorização da cultura nordestina, e consequentemente, a identidade cultural dos educandos.

OBJETIVO GERAL:

Este projeto busca realizar um estudo da vida e obra de Luiz Gonzaga, trazendo-o para sala de aula para ser trabalhada de forma interdisciplinar, visando perceber como este influenciou a cultura brasileira, promovendo um conhecimento aprofundado da cultura nordestina e de uma das figuras mais conhecidas e relevantes do país.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Identificar a identidade cultural dos alunos.

- Promover a análise da postura critica e social  do  cantor  e compositor    Luiz  Gonzaga,  perante o cenário  da cultura  nordestina.

- Reconhecer a importância do acervo musical de Gonzaga no cenário nacional, e mais especificamente para o Nordeste do Brasil.

- Sensibilizar, valorizar a cultura regional.

METODOLOGIA:

Desenvolvemos atividades de conhecimento e valorização da música e cultura nordestina, cantada por Luiz Gonzaga. Para iniciar, cada grupo realizou pesquisa sobre a vida e obra do cantor. Os estudantes escolhiam a música e o ritmo a serem estudados com mais detalhes. As letras das músicas eram exploradas durante as aulas, e trabalhadas de forma interdisciplinar. Foi explorado também, o lado artístico dos alunos, ao fazerem caricaturas, poemas e releituras da obra do Rei. Em outro momento, formava-se roda de discussão sobre a importância da cultura nordestina, onde os estudantes eram provocados a falarem sobre sua relação e visão sobre a cultura do nordeste, expressa nas obras de Luiz Gonzaga. Por fim, o projeto foi uma exposição sobre o cantor e a cultura nordestina, tão exaltada em suas músicas. Os alunos, ainda, distribuídos em grupo apresentaram (vida, obra, músicas, sertão, retirantes, comida típica...), enfim, a cultura nordestina interpretada por Gonzagão.

RELEVÂNCIA DA PESQUISA/PROJETO:

Esta abordagem colabora para a construção do conhecimento acerca dos processos de constituição da  identidade  nordestina,  através  de  uma leitura  crítica  das  canções de Luiz Gonzaga, rompendo  com  as  práticas que  favoreçam  a criação  de  estereótipos  nordestinos  e a  unificação  de  uma identidade  cultural  regional. O estudo desta cultura proporciona aos alunos e a comunidade escolar a aquisição de valores culturais. Auxiliando-os a desenvolveram um novo posicionamento, passando a se identificar, de forma positiva, com a cultura nordestina. A partir dessas considerações, acredita-se que é um tema relevante que pode levantar reflexões e discussões que possam vir a contribuir com o despertar da consciência coletiva sobre a importância das raízes culturais. O resgate a estas raízes poderá despertar no individuo a motivação e o interesse sobre a sua própria cultura, tornando-o um cidadão mais sensível e consciente da importância de suas raízes para preservação de sua história.

IMPACTO DA PESQUISA/PROJETOS:

A escola é um dos espaços fundamentais no processo de divulgação e socialização da cultura historicamente construída a qual consideramos parte essencial na formação da cidadania. E é através deste resgate da História de Luiz Gonzaga e suas obras que buscamos realizar de forma contextualizada um ensino formador, construtivo e critico. Ressaltar a riqueza da cultura nordestina e reivindicar atenção da sociedade para o povo esquecido do sertão, utilizando como instrumento as músicas e letras deste grande músico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Na escola o aluno desenvolve sua percepção de mundo e respeito ao diferente, pois ela tem um papel fundamental em relação à produção de identidades. Dessa forma, se faz necessário que as instituições de ensino revejam sua proposta pedagógica e tragam para o cotidiano de sala de aula a riqueza cultural da qual seus estudantes fazem parte. Mas a falta de conhecimento provoca a desvalorização da própria cultura. Ao finalizar este trabalho, os resultados demonstraram a importância de um trabalho interdisciplinar, que busque sensibilizar aos alunos, em relação a sua identidade cultural.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, José de Jesus. Luiz Gonzaga: O rei do baião – Sua vida, seus amigos, suas canções. São Paulo: Ática, 1986.

SANTOS, José Farias dos. Luiz Gonzaga: A música como expressão do Nordeste. São Paulo: IBRASA, 2004.

Palavras-chave: Educação, Identidade Cultural, Música.

E-mail para contato: katiananaja@gmail.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com