TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a identidade cultura da pós-modernidade

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           T          

O livro “ A Identidade Cultural na Pós-Modernidade” de Stuart Hall fala sobre a questão da Identidade Cultural e como ela vem se desenvolvendo ao longo do contexto histórico até chegar ao período que Hall denomina de “ Pós-moderno”. O autor vai defende a ideia de que a modernidade com as transformações que sofreu ao longo dos séculos provocou uma “ Crise de Identidade” que dividiu o homem moderno e desconcentrou-o, modificando a compreensão do ser humano sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca.

O autor coloca três concepções diferentes de identidade na sua obra: o sujeito do iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno. No sujeito do iluminismo o ser humano acredita no seu eu interior, não chega ser individualista, porém acredita mais em si do que nos outros. No sujeito sociológico o ser humano necessita das pessoas para pode evoluir, não apenas dele, mas sim de outras pessoas, de outros seres e etnias. No sujeito pós-moderno, é aquele ser humano que pega todas as culturais e ele não tem uma identidade própria, mas sim várias identidades.

Com isso na modernidade tardia essa mudança vai assumir um caráter ainda mais próprio chamado de globalização que produz impacto na identidade cultural das pessoas sendo uma mudança dentro desse cenário mais rápida e permanente. E com isso vai ter uma distinção em relação as sociedades do passado, nas quais os símbolos do passado são venerados e perpetuados. A sociedade moderna vai possuir um caráter reflexivo onde irá atuar na sociedade de forma a alterar as estruturas das antigas instituições e também podendo criar novas instituições novas se comparadas as tradicionais. O autor relata que não há mais um centro único de poder, mas vários deles em razão das constantes mudanças que acontecem no decorrer do tempo e o pensamento que tinha entre os sociólogos de que a sociedade é um todo organizado e unificado é alterado e assim as sociedades tardias vão ser caracterizadas pela diferença, que vão ser nas visões, posições e principalmente diferentes identidades. E essas sociedades não vão ser dividir totalmente e sim se unir.

Hall coloca também em sua obra as ideias de alguns teóricos contemporâneos sobre a forma pela qual o sujeito e a identidade são entendidos no contexto moderno e fala que a modernidade fez surgir uma nova forma de individualismo e também uma nova forma do sujeito individual em relação a sua identidade e que no passado existia também individualidade, mas que está era vivida e conceituada de forma diferente. E a partir do Iluminismo e do Renascimento junto com o Humanismo o sujeito muda sua estrutura estável visto como criatura divina para um ser soberano e com isso irá provocar uma grande mudança dentro do mundo antigo e ocasionando várias mudanças sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (116.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com