TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina escolar

Por:   •  31/8/2015  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Indisciplina

A indisciplina tem representado uma das grandes dificuldades da escola contemporânea, pública e privada, assim como é hoje, um grande desafio a ser enfrentado pelo profissional docente.

Antigamente praticamente não existia a indisciplina em sala de aula, as escolas do passado seguiam método tradicional, exigindo dos alunos um comportamento “militar”. E muitas vezes quando ocorriam atitudes de indisciplinas eram aplicados os castigos, e até mesmo físico.

E com o tempo muitas coisas foram mudando, e hoje, a escola não adota mais essa postura, estamos em uma época aonde se valoriza a democracia, cidadania e o respeito, e cabe a escola levar justamente estes princípios para dentro do seu projeto pedagógico.

Atualmente as principais queixas dos professores quanto à indisciplina são: falta de limite, bagunça tumulto, mau comportamento, desinteresse e desrespeito às autoridades da escola e assim tornando um obstáculo ao trabalho pedagógico, levando os professores a um desgaste físico e mental.

E quanto tempo se  perde em sala de aula com questão de disciplina, o mais importante é descobrir onde e como o problema se manifesta, para então se encontrar soluções e tentar amenizar o quanto antes a situação.

Infelizmente muitos professores desistem e acreditam que falharam na profissão, enquanto na verdade é que não tinham visão e ferramentas apropriadas para lidar com a questão

A indisciplina ocorre por uma série de fotores: pela imposição de limites de seus familiares que se manifestam para dentro da escola, ausência de valores, história de vida, tipos de personalidade, conversas paralelas, professores sem metodologia e autonomia, inseguros, agressivos, falta de relacionamento entre professor/aluno,

E o que fazer então? Primeiramente o professor deve identificar os motivos da indisciplina, observar os alunos, faixa etária de cada um e problemas de cada um dentro de sua faixa etária, como: desvio de atenção, concentração, estabelecer um diálogo entre eles. Muitas vezes a indisciplina ocorre  porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nesse caso o professor pode modificar as suas aulas, adotando atividades estimulantes, atrativas e interativas.

Criar algumas regras comuns, isso poderá ser feito com ajuda dos próprios alunos, dentro dessas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silencio no momento de explicação, falar num tão de voz adequado. Também realizar trabalho abordando regras, respeito, solidariedade, moral, leitura colaborativa de textos que reflitam sob o ponto de vista dessas ações.

Em outras situações, como conflito em sala de aula, enfrentamento entre aluno e professor. Neste caso, o professor deve ter paciência, buscar conversar, ouvir o aluno e desfazer o clima, procurando estabelecer um vínculo que o respeito às regras, a moral exerce no desenvolvimento do ser humano na sociedade em que vivemos. Ressaltando a importância das relações sociais na construção da criança, refletindo o que é certo e o que é errado.

 

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com