TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Museu de Arte de São Paulo

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ALANA SILVA PEREIRA – F3074H-0

ARQUITETURA E URBANISMO – 1º SEMESTRE – NOTURNO

MASP

São José do Rio Preto, SP

2020


MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND[pic 2]

É uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

O MASP é um museu flutuante, elevado, um prisma suspenso onde se concentram as obras de arte e o acervo. Separado pelo famoso vão livre de oito metros do solo, sob o solo do mirante, o MASP ainda conta com um restaurante, teatro e outras áreas destinadas a atividades culturais e até, eventualmente, oficinas e workshops.

Os 3 espaços do MASP são divididos em: uma área de livre acesso ao povo, ladeado por espelhos d’água, o andar superior, em concreto armado e com amplas fachadas de vidro, e o inferior, como mencionado antes, “escondido” sob a terra.

O volume elevado marca a paisagem da Avenida Paulista, sustentado por sua estrutura de enormes vigas e pilares executados em concreto aparente, marcados pelas fôrmas de madeira de sua construção. Os caixilhos metálicos definem o fechamento dessa caixa, marcada pelo ritmo regular dos montantes verticais e pela transparência dos vidros. Essa configuração proporciona a relação visual entre exterior e interior, refletindo o entorno no período diurno e revelando o interior no período noturno, como uma lanterna sobre a avenida. O programa se distribui em dois pavimentos, com acesso a partir de elevador e escada. [pic 3]

No primeiro pavimento estão as áreas administrativas, distribuídas no sentido longitudinal do edifício em duas faixas ao longo dos caixilhos, e a sala de exposições temporárias, na área central, sem relação com o exterior do edifício. [pic 4]

O segundo pavimento é a Pinacoteca do Museu, concebida como um salão único sem divisórias, onde é exposto o acervo permanente do Museu nos Cavaletes de Cristal, em diálogo com o partido arquitetônico do pavimento, que, a partir da solução estrutural adotada, viabilizam o espaço livre de qualquer interferência. [pic 5][pic 6]

A praça pública no nível térreo é um espaço amplo que se estende como um mirante com vista para a Avenida Nove de Julho. Seu piso é a laje de cobertura do volume inferior. Não há nenhum tipo de barreira ou controle para acesso a este espaço, sendo que seu limite é concebido a partir de um banco de concreto que configura um guarda corpo, tendo à frente a vegetação das jardineiras da fachada do volume semienterrado. O piso de paralelepípedos de granito e os espelhos d’água sob os pilares principais configuram a linguagem da praça.

[pic 7]

A parte inferior do edifício ocupa o terreno e desenha os limites da quadra. É composta pelo volume semienterrado com patamares escalonados na área externa (nos primeiros anos do Museu estes patamares possuíam água, remetendo à imagem de pequenos lagos em cascata) e os muros de arrimo circundantes. As fachadas desse volume são compostas pela estrutura com jardineiras em concreto aparente e caixilhos metálicos com vidro, em ritmo diferente do volume elevado. O programa se divide em dois pavimentos, com acesso a partir do térreo e por uma escada central a partir da Praça Arquiteto Rodrigo Lefevre, no lado Nove de Julho na cota mais baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (759 Kb)   docx (896.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com