TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do ensino de História

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Metodologia do Ensino de História

Profª. Taís

Roteiro do trabalho

Após a leitura do capítulo indicado acima, responda aos tópicos ou escreva em forma de texto dissertativo de acordo com o roteiro abaixo:

  1. Renovação pedagógica é sinônimo de inovação de técnicas no ensino? Por quê?

Segundo a autora,  há algum tempo o ensino no Brasil vem sendo alterado, surgindo novas técnicas de ensino, como o computador por exemplo, a fim de facilitar o aprendizado. No entanto, a renovação pedagógica não significa apenas inovar as técnicas de ensino,  ou seja, somente trocar o material utilizado não é o suficiente para atingir melhores resultados. Para ela, é necessário averiguar se os métodos inovadores não vão acabar produzindo os mesmos efeitos dos métodos de ensino tradicional.

É necessário ensinar de maneira que os alunos entendam e assimilem a matéria e, muitas vezes, os métodos e as técnicas de ensino tradicionais e novas devem ser utilizadas em conjunto para se chegar ao resultado desejado.

  1. Ensino tradicional: o que denominamos dessa forma? Deve ser abolido?

Denominamos ensino tradicional a representação do professor em sala de aula com uma aula expositiva, com quadro negro, giz e livro didático, como  detentor do conhecimento. Já o aluno é o receptor do conteúdo aplicado pelo professor – mero expectador da aula, recebendo esse conhecimento como se fosse a verdade absoluta, além de ter que decorar a matéria a fim de tirar uma boa nota na avaliação, mas que em seguida, esquece tudo o que aprendeu. Conteúdo e método são associados ao relacionamento de cima para baixo entre professor e aluno, ou seja, há uma hierarquia dentro da sala de aula.

Segundo a autora, esse método não deve ser totalmente abolido, mas utilizado juntamente com métodos mais novos a fim de facilitar o aprendizado.  

  1. O que significa “tradição escolar”?

Com a necessidade vieram as mudanças de técnicas de ensino inovadoras – como no caso da professora Conceição Cabrini, que viu a necessidade de mudar suas aulas para obter o resultado desejado no aprendizado dos alunos. A tradição escolar influencia o processo de aprendizagem e muitas vezes atrapalha esse processo, mas é compartilhada por toda a sociedade, que já incorporou os métodos utilizados “desde sempre”, pois tais métodos foram construídos historicamente.

Para a autora, tradição escolar são conceitos que se opõem, para um é preciso inventar algo novo sempre, para outro o que já foi inventado é o que deve prevalecer. É necessário cuidado tanto ao manter o tradicional, como ao incluir o novo.

  1. Qual é a diferença entre o método indutivo e o método dialético?

O método indutivo, muito comum nas salas de aula, o professor vai fazendo perguntas induzindo as respostas do aluno, é um diálogo conduzido. Como dizia Sócrates, “a resposta sempre está dentro da pergunta”. O professor faz a pergunta ao aluno já induzindo à resposta. Dando exemplos do cotidiano.

No método dialético o conhecimento é concebido como fruto de um confronto entre teses opostas e contraditórias, o pró e o contra, o sim e o não, afirmação e negação. O professor apresenta ao aluno duas situações referente ao que quer ensinar, uma pró e outra contra, e esse confronto entre o pró e o contra vai acabar criando uma nova perspectiva.

Henri Lefebvre diz que o próprio pensamento humano e seu mundo são contraditórios.

  1. No método dialético, qual é a relação entre o ensino de História e a verdade histórica?

Até o início do século XX, a história ensinada era baseada no que havia sido descoberto até então, e dada como verdade absoluta, sem questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com