TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado e os Problemas Contemporâneos

Por:   •  1/9/2018  •  Resenha  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

1. Procure uma reportagem nos principais portais de notícias online que aborde algum problema relacionado à Educação no Brasil e faça uma análise da reportagem com o conteúdo abordado na Unidade 2 da disciplina.

https://www.cartacapital.com.br/educacao/os-problemas-da-educacao-no-brasil-657.html

Com base nas vídeos aulas e na noticia acima pesquisada, podemos observar que a educação brasileira mesmo que tente melhorar vai a longos passos de acontecer isso. Essa triste realidade é que reflete a ignorância (falta de conhecimento) dos brasileiros no cotidiano, a dificuldade para interpretar um texto, realizar operações básicas de matemática ou até mesmo no auxilio de uma tarefa do filho(a).

O brasileiro acomodou-se com a falta de investimento na educação e dessa forma não procuramos melhora-la e quando alguns acabam tentando fazer isso são tachados como loucos. A realidade da educação brasileira é escolas cheias de “alunos” e poucos “estudantes”, isso acontece porque o Estado impõe a quantidade de alunos que podem ser retidos e para que a escola não perca verbas em função do alto índice de reprovados, os mesmo são aprovados pelo “Conselho de classe”.

Sou formada em um curso de licenciatura, mas atualmente não estou trabalhando nas salas de aulas. O que pude observar durante os estágios obrigatórios da graduação é uma falta de respeito com o profissional da educação e um descaso com os alunos. Pois a falta de verbas para as escolas não prejudica apenas o aluno ou o corpo docente da escola, mas prejudica toda a sociedade em que a escola está inserida. Ocasionando assim a falta de profissionais qualificados para o mercado de trabalho local, alunos sem perspectivas de um futuro melhor ou até mesmo de cursar um curso superior.

Acredito que uma das formas que reduzirmos um pouco desse problema que assola a educação brasileira é o maior investimento na educação básica e posteriormente na educação superior. Com maiores investimentos teremos professores capacitados recebendo um salario justo, escolas com infraestrutura e alunos motivados a aprender.

2. Procure uma reportagem nos principais portais de notícias online que aborde algum problema relacionado à Saúde no Brasil e faça uma análise da reportagem com o conteúdo abordado na Unidade 2 da disciplina.

http://medilab.net.br/2016/08/24/5-maiores-problemas-de-saude-publica/

Com base nas vídeos aulas e na noticia acima pesquisada, podemos observar que a saúde publica brasileira sofre com grandes problemas, sendo alguns deles apontados na noticia como: quadro de profissionais desqualificados, longo tempo de espera, má administração financeira, desperdício de tempo e alto número de mortes.

O aumento da educação á distancia coloca no mercado de trabalho profissionais muitas vezes sem a devida qualificação, experiência e conhecimento para exercer o cargo. O resultado de tudo isso é altos índices de erros por partes de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, ocasionado resultados em algumas situações até fatais.

O longo tempo de espera até associado com a má administração financeira que provoca no sistema público de saúde a falta de recursos para procedimentos médicos como: exames, consultas especializadas, cirurgias entre outros. A má administração ocorre porque na maioria das vezes o secretário(a) de saúde é algum indicado pelo prefeito(a) do município, sendo assim é uma pessoa incapacitada para exercer a função pois não possui conhecimento básico do setor.

O desperdício de tempo na maioria das vezes ocorre em hospitais ou até mesmo em unidades básicas de saúde, problemas que poderiam ser resolvidos de forma simples e rápida são comprometidos com a necessidade de passar por avalições ou consultas especializadas. A noticia traz que o tempo dos profissionais de saúde devem ser organizado com o paciente, facilitando assim o atendimento de todos os outros pacientes.

A falta de profissionais especializados, má administração financeira e desperdício de tempo acarretam no aumento de mortes, um exemplo claro é as mortes ocasionadas por infarto. O profissional não qualificados não sabe diagnosticar o problema, quando diagnosticado não possuem recursos para o atendimento especializado do paciente e nisso ocorre o desperdício de tempo e no final o paciente acaba vindo á óbito.

3. Procure uma reportagem nos principais portais de notícias online que aborde algum problema relacionado à Assistência Social no Brasil e faça uma análise da reportagem com o conteúdo abordado na Unidade 2 da disciplina.

https://veja.abril.com.br/brasil/assistencia-social-no-brasil-nao-chega-aos-mais-necessitados/

Com base nas vídeos aulas e na noticia acima pesquisada, podemos observar que a Assistência Social no Brasil possui investimentos altos, porém falta-lhe organização para a distribuição das verbas.

Apenas 34,4% das cidades brasileiras possuem um local apropriado para o abrigo de pessoas em situação de risco (crianças, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência). Acredito que o grande problema da ausência desses locais seria a imparcialidade do município em relação ao problema social que existe na cidade.

Conheço pessoas que trabalham nesses setores e são profissionais extraordinários que realmente preocupa-se com a pessoa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com