TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva

Por:   •  10/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva

ALUNO(A): DAIANE NEVES SILVA

MATRÍCULA: 201908105071

OBJETIVOS: Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano escolar e a prática pedagógica, refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador atuar na construção de uma escola inclusiva, além de observar as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que impedem ou dificultam o processo de inclusão na escola analisada e sobre como atuar para a superação dessas dificuldades.

INTRODUÇÃO: O presente relatório tem como finalidade apresentar a Prática como Componente Curricular realizada no Colégio Academia, com turmas da Educação Infantil, na cidade de Juiz de Fora, no dia 30 de Maio de 2022. A instituição de ensino possui acessibilidade parcial aos alunos com necessidades especiais educacionais, uma vez que dispõe de dependências acessíveis a esses alunos, contudo não conta com uma sala de atendimento especial. O aluno observado para a produção deste trabalho tem 9 anos, está matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental, foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e é acompanhado por mim, mediadora escolar, em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. A professora entrevistada chama-se Ethiane, tem o Ensino Médio e Superior em Letras completo e é concursada há 16 anos.

ENTREVISTA

QUAL A FORMAÇÃO DO PROFESSOR?

R: Ensino Médio completo e Curso Superior em Letras.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES ESPECÍFICAS QUE O ALUNO INCLUÍDO NA TURMA APRESENTA?

R: Por ter TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), o aluno possui problemas de concentração, pouquíssimas atividades chamam a sua atenção, apresenta irritabilidade facilmente diante de alguma situação que contrarie a vontade dele, costuma reproduzir movimentos repetitivos, ficar piscando muitos os olhos e balançando diversas vezes as mãos.

 COMO REALIZA AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NO PLANEJAMENTO DA AULA?

R: As adaptações variam, pois são feitas conforme o desenvolvimento e as necessidades do aluno, tudo visando o bem-estar dele tanto dentro de sala com outras crianças quanto durante o intervalo.

QUAIS RECURSOS  ADAPTADOS ESTÃO DISPONÍVEL E QUAIS  ADAPTAÇÕES NO CURRÍCULO SÃO REALIZADAS PARA ADEQUAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO ALUNO INCLUÍDO? AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MOBILIZAM OS SABERES, AS HABILIDADES E AS INTERAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES ALUNOS DA TURMA?

R: O aluno que eu acompanho durante o dia não precisa de atividade especializadas que difere ele de seus amigos da classe, pois ele é um aluno bastante inteligente capaz de fazer quase tudo sem minha ajuda, fico com ele mais para observar o comportamento e para ajudar em algumas atividades práticas Sim, a socialização é o processo mais importante para obter o sucesso no ensino-aprendizagem e com isso as crianças da turma são bem solicitas em ajuda-lo tanto nas atividades em sala quanto nos esportes durante a aula de educação física por exemplo.

O TEMPO E O RECURSO SÃO ESPECIALIZADOS?

R: Sim, pois como o Autismo dele é tratado desde que foi descoberto e com isso ele tem bastante atenção em sala ao ver que os amigos estão pegando o material ele automaticamente já pega o dele sem ter uma cobrança de minha parte, e com isso ele dispensa o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

OCORREM PARCERIAS ENTRE PROFESSOR, ALUNO, EQUIPE PEDAGÓGICA, GESTOR DA ESCOLA E A FAMÍLIA DO ALUNO INCLUÍDO?

R: Sim, todos estão unidos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem para o aluno.

COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS É REALIZADA?

R: Semanalmente é realizada uma avaliação, observando a evolução do aluno e respeitando o seu tempo para aprendizagem, essa avaliação é feita através

QUAIS OS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE EDUCAÇÃO?

R: Creio que o maior desafio está dentro de sala pois quando tem algumas atividades que não chama sua atenção ele não aceita fazer, fica nervoso e em algumas vezes até chora de raiva por não aceitar ouvir as regras que devem ser cumpridas dentro da realidade dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com