TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA APRESENTADO NA MÁSCARA PARA CADA UMA DAS AULAS PLANEJADAS

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.388 Palavras (14 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 14

Etapa 02 - 09/05/2017 - 23:55

Return to: Segunda Ativida...

Olá a todos(as)

Nesta Etapa 2 cada grupo de TCC deverá enviar os documentos em um único arquivo em documento word, de acordo com a ¨Máscara TCC em História¨ e seguindo as normas (veja arquivos disponíveis na sala) por apenas um integrante do grupo.  Por isso precisam utilizar o diário de escrita no tópico de seu grupo para elaborar o trabalho seguindo as orientações do professor responsável para orientar seu grupo. Por favor não postem arquivos diferentes pelo mesmo grupo. Procurem entrar em acordo para o envio de uma única versão para o grupo.

O trabalho nesta primeira entrega deve ter as seguintes partes:

Parte 1 do Projeto Didático– Discussão do tema a partir do Referencial Teórico:

A -Discussão Teórica: (Discussão utilizando as bibliografias indicadas na linha de pesquisa escolhida - Veja no arquivo Mascara do TCC em História);

B - Proposta de ensino do tema escolhido (apresentação do breve do recorte do assunto escolhido do tema e seu enfoque, veja no arquivo Mascara do TCC em História)

 

Parte 2 – Organização do Plano de Ensino, revisada e corrigida conforme orientação contendo:

A ) Faixa etária : (a que ano escolar é indicada a proposta de ensino)

B ) Número de aulas previstas: (pense que a proposta deve ser realizável, ou seja, propor no máximo de 6 aulas ou próximo disso, pois na próxima entrega terão que desenvolver esta proposta)

C ) Objetivos: (Inserir os objetivos que pretendem como ensino desta proposta).

D ) Conteúdos aula a aula:  (apresentar detalhadamente quais os conteúdos aula a aula a serem estudados)  PREENCHA O PLANO DE AULA APRESENTADO NA MÁSCARA PARA CADA UMA DAS AULAS PLANEJADAS

E ) Metodologia: (organizar as atividades que serão realizadas, quais as fontes que serão utilizadas e a abordagem das mesmas, apresentar os assuntos e como serão trabalhadas)

F ) Recursos: (quais recursos serão utilizados) 

G )Proposta de avaliação: explicitar como será realizada a avaliação da proposta desenvolvida. É fundamental que a avaliação além de considerar o desenvolvido de todo o processo, proponha também a realização de uma atividade realizada pelos alunos como por exemplo, uma redação, elaboração de cartazes ou desenhos ou mesmo uma prova escrita.

Como o trabalho deve estar de acordo com a Máscara, as demais partes do trabalho que ainda não são objeto desta etapa, devem estar em branco, mas deve ter as informações da capa como título e o nome dos integrantes do grupo.

É indispensável que os trabalhos sigam as normas e que estejam de acordo com a mascara, apresentando o nome de todos os componentes que, efetivamente, participaram do processo (trabalho).

Bom trabalho!

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE HISTÓRIA

Géssica Vertes da Silva Correia

Girlene Rozendo Goncalves dos Santos 

Irislaine Grigório da Silva Monteiro

Jorsalina Viana Rodrigues

Kirstyelly Moreira Antunes

O Encontro entre Culturas No Brasil

“O índio e a luta por cidadania".  

SANTOS

2017

[pic 2]

                          UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

                 

                                      NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE HISTÓRIA

Géssica Vertes da Silva Correia

Girlene Rozendo Goncalves dos Santos 

Irislaine Grigório da Silva Monteiro

Jorsalina Viana Rodrigues

Kirstyelly Moreira Antunes

O Encontro entre Culturas No Brasil

“O índio e a luta por cidadania".  

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas UNIMES, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em História, sob a orientação da Profª Maria Candelária Volpone Moraes de Oliveira.

SANTOS

2017

PARTE I – DISCUSSÃO TEÓRICA

Afinal, o que é ser cidadão?

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Exercer a cidadania plena é ter direito civis, políticos e sociais.” (FUNARI Jaime; PINSKI, Carla Bassanezi (Orgs.).2010, p.09). 

No sentido de contribuir para esse reconhecimento, recorremos ao que escreveu o historiador Pedro Paulo Funari no livro intitulado “A temática indígena na sala de aula”, para iniciarmos uma análise voltadas para as inquietações dos professores de história sobre o ensino do tema de acordo com o historiador.

Os índios são uma raça? São diferentes dos “brancos”? Existem mesmo “brancos” ou somos todos misturados? Os índios pararam no tempo? Por que estranhamos os índios, mesmo quando descendemos deles? (FUNARI, 2011 p. 8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (775.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com