TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto aluno radical

Por:   •  25/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1 E 2

Paula Cardozo RA : 1532378

PÓLO

BAGÉ

2015

Relato de observação:

Ambientes Educativos Não Escolares existentes:

Igreja Nossa Senhora Conquistadora: situada no endereço Amélia Rezende, 175, no bairro Tiarajú, em Bagé. A igreja funciona de terça à domingo, das 9:00 as 19:00 horas. Realiza trabalho social através dos seus membros na terça-feira de arrecadação de alimentos voltado para a comunidade carente local.

Praça Carlos Telles: situada na Avenida 7 de Setembro, 154, Bagé, Rio Grande Do Sul. É conhecida como praça histórica da cidade (na revolução de 1930 serviu de barricada para luta entre farrapos e o império). Atualmente possui grande variedade de plantas e árvores plantadas e cuidadas por moradores locais. Possui brinquedos de recreação para crianças, programas sociais realizado pela prefeitura municipal juntamente com estagiários da área de saúde realizando exames de visão, glicose, aferimento de pressão arterial e orientações de ginástica e cuidados com a saúde.

Complexo Ginásio Emílio Garrastazu Médici (popularmente chamado de ginásio Militão). O Complexo Presidente Médici localiza-se na rua General Mallet 150, bairro Tiaraju, na cidade de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul.  Palco de competições esportivas, eventos artísticos e culturais (pertencendo a Prefeitura Municipal de Bagé), possui ginásio poliesportivo, quadra de vôlei de areia, 7 campos de futebol, lugar para camping, área de lazer arborizada com  paisagens diversas e a Pista Municipal de Bicicross Gabryele Castro, situada em um terreno amplo, com 360 metros de extensão repleta de paisagens naturais, oferecendo o esporte e a interação direta com a natureza. No presente local é sediado jogos escolares, apresentações de shows artísticos, campeonato de futebol do município, sede do campeonato gaúcho de bicicross, onde são formados pilotos através da escolinha, além de possuir um terreno com plantas nativas, árvores e espaço para acampamentos de famílias na área de lazer.

Clube Campestre Caixeral: localizado na rua General Mallet, 132, bairro Tiarajú, em Bagé, no Estado do Rio Grande do Sul. Possui um espaço amplo com praça, com diversos brinquedos para crianças, área de ginástica para adultos, piscinas para crianças e adultos, sauna, banheiras de hidro massagem, praça de alimentação, festas, área arborizada com churrasqueiras e local para picnic. Muito visitado por todos os moradores da cidade, principalmente na temporada de verão.

Ambientes Educativos Escolares Encontrados:

Escola Municipal de Educação Fundamental Padre Germano, onde funciona nos turnos da manhã e da tarde, de pré-escola até 9º ano, possui  300 alunos,  de baixa renda, situada na rua General Malett, 1115, no bairro Tiarajú, em Bagé, no estado do Rio Grande do Sul.

INTRODUÇÃO

Em tempos contemporâneos a urgente busca por projetos que envolvam jovens e crianças acerca do esporte é uma esperança para resgate de sujeitos que estão inseridos em comunidades tão precárias, crianças e adolescentes necessitadas de assistência. Os projetos sociais ajudam a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação a cultura e o esporte. A educação através do esporte vem se tornando um caminho para a promoção da pessoa, do cidadão e de profissionais. A partir dos objetivos e da prática do esporte em projetos sociais, visualiza-se seu papel na socialização da criança e novos métodos de ensino atrelados ao esporte. A inserção da criança e do jovem em um contexto social através de projetos esportivos podemos trabalhar a multidisciplinaridade.

Portanto, concordando com Arroyo (1994), que a “... infância não existe como categoria estática, como algo sempre igual”.  Está em permanente construção, pois seu tempo não é tempo para  si, mas tempo em si, que tem as suas próprias características e finalidades e que deve ser vivida com toda intensidade, pois criança se desenvolve,  sobretudo pelas suas experiências educativas”. Assim sendo, propõe-se um questionamento para guiar este projeto de trabalho: de que forma será possível aproveitar um espaço público, com inúmeras áreas de lazer, localizado próximo a escola pública de ensino fundamental Padre Germano, para promover aos estudantes uma aprendizagem significativa dos conteúdos das diversas disciplinas, além do tema ``Esporte, Educação, Sustentabilidade Ambiental e Saúde? Nesse intuito buscou-se elaborar um Projeto de Aproveitamento Pedagógico do Complexo Esportivo Presidente Médici, tendo em vista articular alguns temas do currículo escolar de diversas disciplinas (História, Educação Física e Ciências Naturais) e os temas transversais (Ética, Meio Ambiente e Saúde), de forma a facilitar a compreensão da realidade e unir saberes ao conhecimento, pretende-se também possibilitar que crianças e adolescentes tornem-se protagonistas ativos, que colaborem nas tomadas de decisões pessoais e coletivas, almejando a justiça, o respeito, a solidariedade, a tolerância e a igualdade social.

Inspirado no Motocross, o Bycicle Motocross, BMX Racing ou Bicicross, teve seu início com jovens Californianos que nos anos 60 copiando seus heróis da versão motorizada levaram suas bicicletas, aos poucos adaptadas para as trilhas de terra chegando a cidade de São Paulo, no inicio dos anos 80. O esporte se popularizou rapidamente por diversos continentes e hoje é regulamentado como uma disciplina olímpica do ciclismo subordinada mundialmente a “Union Ciclist International”. No Brasil o esporte teve seu ingresso pela cidade de São Paulo, na década de 70 e em 1981 foi criada a primeira pista em clube do Brasil, na sede Campestre do Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo. Hoje tem maior participação nas cidades de médio porte (até 500.000 hab) e conta com aproximadamente 2.000 mil atletas, com idades de cinco a cinquenta anos, disputando em 42 categorias; campeonatos  locais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais.

Destaca-se que este esporte requer coordenação motora, força e habilidade, caracterizando uma das modalidades mais emocionantes do ciclismo, não tendo restrição na faixa etária, comportando crianças a partir dos cinco anos de idade.

No BICICROSS, dentre as suas quarenta e duas categorias, suas bases de atletas são formadas principalmente pelo público infantojuvenil dado a identificação comportamental deste público as modalidades ditas ESPORTES RADICAIS, além da impactação visual do uniforme que muito se assemelha a vestimenta de super heróis, com capacete, luvas e trajes coloridos que combinam o figurativo com o real, onde jovens e pequenos atletas acalentam o sonho de tornarem-se heróis olímpicos. Não por acaso, o BICICROSS é considerado o “berço do ciclismo”, onde crianças em idade a partir dos cinco anos iniciam o aprendizado técnico do ciclismo, de preparação física e mental, aprendendo a conviver com riscos, sucesso e frustrações em um “cai e levanta” que parodia a vida cotidiana, preparando esses atletas para no futuro galgarem uma carreira esportiva com uma forte base de preparação para qualquer outra modalidade no ciclismo ou fora dele. O BICICROSS, também tem sido privilegiado por PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, físicas e mentais integrando diferentes equipes de competição. O aspecto familiar do BICICROSS, também pode ser observado na maciça presença de atletas acima dos trinta anos que acabam ingressando no esporte motivados por seus filhos, que treinam juntos e competem em diferentes categorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com