TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: DOSSIÊ JANGO

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

ALUNO (A): SANDRA CAIADO R.A: 79048

RESENHA DO FILME DOSSIÊ JANGO

Dossiê Jango trata da vida política do ex-presidente João Belchior Marques Goulart, e sua trajetória como vice-presidente de Juscelino.
O filme trata pouco da sua trajetória política econômica e foca muito obstáculos políticos que levaram primeiro ao golpe que o tirou da presidência da república.

Havia semelhanças entre o governo de Jango e o do Segundo Getulio. Ambos tinham a mesma linha de pensamento onde, as reformas agrárias eram uma prioridade, embora as dificuldades fossem inúmeras.  

O Brasil havia tido bons momentos, com o governo do segundo Getulio, e depois com JK, vários atos foram feitos.

No momento em que Jânio renunciou a presidência, Jango estava em viagem a China, consolidando uma amizade entre os dois países, sendo pego de surpresa pela notícia. Dada as circunstâncias, a renúncia de Jânio acerou uma situação de instabilidade política no Brasil. O presidente da Câmara, Ranieri, juntamente com os militares tentou impedir a posse de Jango na presidência, pois viam nele uma ameaça ao país acreditando que o vice-presidente mantinha vínculos com o Partido Comunista Brasileiro. Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, liderava a campanha a voz da liberdade criando uma rede de rádio, manifestando e apoiando Jango em todo o Brasil, o que deu direito a posse de Goulart. Brizola e o general Machado Lopes movimentaram o estado em defesa dessa causa. Usando emissoras de rádio, o governador gaúcho clamava à população para que saíssem se suas casas e fossem às ruas para defender a legalidade e a posse de Jango. O apoio dos governos do Paraná e Goiás, os parlamentares no Congresso Nacional também se opuseram ao impedimento da posse de Jango. Esperando, a solução da crise político-militar desencadeada após da renúncia de Jânio, Goulart aguarda em Montevidéu ate acalmar os ânimos no Brasil e desembarcar em Porto Alegre, onde esta organizada o fortalecimento da legalidade de seu governo. Alguns oficiais pensaram em ate derrubar o avião que levaria João Goulart ate Brasília essa operação mosquito que foi impedida pelo general Ernesto Geisel, sendo ele um os responsáveis do parlamentarismo imposto como solução, onde o presidente teria algumas restrições. O presidente tomaria posse, preservando a ordem constitucional dividindo seu poder com o primeiro-ministro, criando a emenda constitucional colocando o parlamentarismo em caráter experimental ao final do mandado de Jango fica estabelecido que acontecesse um plebiscito em 1965, porem, devido a algumas divisões políticas o plebiscito è antecipado 1963. A campanha intensa leva os eleitores favoráveis ao regime presidencialista.

Jango restabelece o Plano Trienal para retomar o crescimento econômico lançando uma reforma que seria estrutural, chamada de reformas de base, sendo elas financeiras, agrárias, tributaria e administrativas e voto dos analfabetos uma tentativa de melhor distribuição de rendas.

João Goulart tenta agradar os dois lados os da direita e esquerda agindo como uma dupla estratégia política para governar o país e recuperar o poder presidencialista. Leonel Brizola apesar de seu parentesco exigia uma reforma radical alegando que era necessária por diversos setores. A direita diz que Jango age com muita moderação. Com o pais em uma crise financeira herdada de outros governos, vai ao encontro da EUA tentar novos empréstimos para solucionar a crise econômica em que o pais passava, a EUA propôs condições para liberar o dinheiro, Jango teria que fazer um arrocho salarial, conter os gastos. Jango pensando no povo via que os trabalhadores seriam muito prejudicados com essa situação, e a economia se agrava crescendo muito a inflação. Sem apoio devido dos sindicalistas e as organizações da esquerda, Jango fica impossibilitado de manter seu Plano Trienal, mesmo diante das dificuldades o governo incentiva o comercio com outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com