TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME VÊNUS NEGRA

Por:   •  13/3/2019  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

Vênus Negra

O filme Vênus Negra é baseado em uma história real, em que se passa no século XVIII. O filme conta a história de Sarah Baartaman, mais conhecida como Saartijie, uma mulher negra nascida na África do Sul, foi levada para Europa, sob falsas promessas de um homem britânico, conhecido como Cesar.

Saartjie recebeu o nome artístico de “A Vênus Hotentote” e foi transformada em uma atração de um show de horrores, onde servia como diversão a sociedade branca da época, que se surpreendiam com sua forma física. Além dos telespectadores observarem o seu corpo, eles também a tocavam, as vezes de forma agressiva, machucando-a, para sanar a curiosidade.

A forma como ela era tratada nos espetáculos, chamava a atenção não só do público, mas também das autoridades locais. Em julgamento, Sarah coagida por Cesar, afirmou ser atriz, que tudo não passava de uma atuação e que ela não era uma escrava.

Após um tempo, Sarah foi vendida a um domador de animais. Ele tornou o espetáculo muito mais agressivo, onde seu corpo inteiro era tocado e ela era praticamente abusada sexualmente.

Um tempo depois, ela não aceitou mais fazer parte desse tipo de espetáculo, foi ai que Sarah começou se prostituir e logo após foi diagnosticada com uma doença infecciosa que a levou a morte.
Os médicos franceses que já tinham interesse em estuda-la enquanto viva, após sua morte, compraram o seu corpo com o domador de animais. Onde os anatomistas da Escola Real de Medicina de Paris, fizeram uma estátua do seu corpo, para ser exibida e estudada. Além disso, foi preservado seu esqueleto, cérebro e seus órgãos genitais, que permaneceram expostos no Museu do Homem de Paris até 1974.

Já em 1994, como presidente da África do Sul, Nelson Mandela solicitou a repatriação dos restos mortais de Sarah Baartman.

Em 2002, seus restos foram enterrados em Hankey, província onde Sarah nasceu, 192 anos após ela sair com destino a Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com