TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capítulo África Negra Expansão Dos Árabes

Por:   •  16/7/2023  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

"História da África Negra" é uma obra escrita por Joseph Ki-Zerbo, um historiador e intelectual africano. Publicado originalmente em 1972, o livro foi lançado em dois volumes e posteriormente reeditado em 1999 pela editora Europa-América, em Lisboa.

A obra de Ki-Zerbo é amplamente considerada uma referência fundamental para o estudo da história da África Negra. O autor se propõe a desafiar os estereótipos e preconceitos históricos sobre o continente africano, buscando apresentar uma perspectiva autônoma e conceder as contribuições das sociedades africanas para a história mundial.

Exposto isso, será tratado sobre o capítulo 04 da obra supracitada: "A África Negra do Século VII ao Século XII: Dos Reinos aos Impérios". Neste capítulo, Ki-Zerbo aborda um período crucial da história africana, marcado pela formação de poderosos reinos e impérios.

Durante os séculos VII a XII, a região da África Negra passou por transformações políticas, sociais e culturais. Ki-Zerbo explora o incentivou a expansão de diversos reinos e impérios nessa época, destacando suas estruturas de governo, economia, religião e relações com outras regiões.

Ao destacar as estruturas de governo, economia, religião e relações com outras regiões, Ki-Zerbo nos proporciona uma visão mais abrangente e complexa desses reinos e impérios africanos. Essas transformações políticas, sociais e culturais foram fundamentais para a configuração das sociedades africanas da época, bem como para as maravilhosas com outras civilizações e culturas.

O autor discute o Reino de Gana, que se desenvolveu como um importante centro de comércio de ouro e sal. Ele explora a organização política e social desse reino, bem como sua influência sobre outras áreas da África Ocidental.

Ki-Zerbo também aborda o Império do Mali, que alcançou seu auge no século XIV com o lendário governante Mansa Musa. Ele descreve a riqueza e o poder desse império, que se baseava no comércio transaariano e no controle de rotas comerciais importantes.

Outro destaque do capítulo é o Império Songhai, que surgiu no século XV. Ki-Zerbo analisa a expansão territorial desse império e seu papel no comércio transaariano, além de abordar as transformações políticas e religiosas que ocorreram durante esse período.

Ao longo do capítulo, Ki-Zerbo enfatiza a importância do comércio e da interação cultural na formação e no crescimento desses reinos e impérios. Ele também destaca a influência da Islã, que foi adotada por muitos desses estados como uma religião oficial e desempenhou um papel significativo em sua estrutura política e cultural.

"A África Negra do Século VII ao Século XII: Dos Reinos aos Impérios" oferece uma visão abrangente e detalhada desse período crucial da história africana. Ki-Zerbo utiliza uma abordagem multidisciplinar, combinando fontes históricas, arqueológicas e literárias para construir um retrato completo dos reinos e impérios africanos nesse período. O capítulo oferece uma valiosa contribuição para o estudo da história africana e amplia a compreensão sobre a complexidade e a diversidade do continente africano nesse momento histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com