TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Nova História

Por:   •  13/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

PRÓ-REITORIA DE ENSINO – COORDENADORIA DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH

DISCIPLINA:TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA

CURSO:HISTÓRIA,2° PERÍODO 2015

PROFª:Dra. IVETE BATISTA DA SILVA ALMEIDA

ACADÊMICOS:CARLOS EDUARDO F. RIBEIRO,JOSÉ WILSON MENEZES GONÇALVES JUNIOR,LARISSA RAMOS DOS SANTOS,MICHEL JULIANO SANTOS LIMA,PAULA CAROLINE NUNES OLIVEIRA

Nova História

  A História dos novos problemas,apesar de contar com diversos autores franceses,esses que tem uma forte herança nacionalista -e isso se mostra um tanto paradoxal,vai pensar em fugir do eurocentrismo que antes era comum.Após a união de ideias desse grupo surge uma nova forma de se escrever história,e essa nova novidade está ligada a três processos:Novos problemas,novas abordagens e novos objetos.

  A partir de então,se torna essencial que o historiador tome consciência do relativismo de sua ciência.Paralelo (ou em união) a isso,podemos notar a “interferência” de novas ciências para o apoio e auxílio da história.

  Dentre as novas ciências que passaram a auxiliar a história,podemos citar a Antropologia religiosa como exemplo.Para Alphonse Dupront,a observação da vida religiosa,seja ela individual ou coletiva,é chave de unidade.A vida após a morte (o além) está necessariamente ligada à existência humana,o racional e o irracional são peças essenciais do equilíbrio humano.

  O ponto de vista religioso pertence à duração de longo prazo,pois suas evoluções são muito lentas,principalmente no que diz respeito aos hábitos adquiridos e a visão de mundo.A antropologia religiosa é evidentemente um conhecimento do homem em seu comportamento religioso,e uma análise dos mitos e cosmogonias das estruturas que os alimentam.

  A história repensada pela Nova História faz surgir uma variedade de documentos,antes não vista pela história factual,anterior a esta.

  No processo da nova história emerge outras fontes que colaboram para uma maior interação entre homem e espaço vivido,como é o caso do estudo da história do clima.Ao adentrar esse universo,o historiador interage com várias ciências que auxiliam e dão valor essencial para a pesquisa,a dendrocronologia,a fenologia,o método glaciológico,etc.,se tornam para a nova história objeto do historiador,sendo este agora um dos principais colaboradores para os estudos meteorológicos,geofísicos,pois este tem acesso privilegiado a certos registros ou arquivos que os profissionais ou cientistas climáticos não tem.

  Dessa forma,o historiador climático assume uma nova empreitada com o objetivo de delinear sua pesquisa intitulada de “história cosmológica da natureza”,buscando entender e mostrar novos caminhos para eventos climáticos que podem e devem colaborar para a melhoria de fatos relacionados a vida humana como a fome e/ou epidemias.

  No campo da nova história,também surge a história demográfica.Teve início na França,após a segunda guerra quando se começou a pesquisar os arquivos paroquiais,que até então eram objeto de atenção dos genealogistas.

  A história demográfica,apesar de encontrar alguns problemas,como a escassez de fontes,se baseia na escrita da história com base nos estudos da população,sempre lançando vistas sobre o contexto econômico e social de determinado grupo.Por isso foi capaz de explicar fenômenos como a redução da fecundidade na Europa do século XVIII e o movimento contrário na década de 1940.Também podemos lembrar da influência das mudanças de conjuntura ao longo do tempo como fator de influência na composição da história demográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com