TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: Adeus Lênin

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  2.086 Visualizações

Página 1 de 15

ADEUS LÊNIN

Adeus Lênin, filme de Wolfgang Becker, Alemanha 2003, com título em inglês “Good Bye Lênin” é um filme que mistura drama e humor em uma narrativa que nos faz pensar sobre todo o contexto histórico, que direcionou o mundo em função do capitalismo e socialismo, fazendo o filme também uma discussão sobre o conceito de liberdade tendo como plano de fundo  a Guerra Fria. O título em inglês, “Good Bye Lênin” parece ser bastante irônico pois, dá Adeus ao socialismo, através da figura de seu representante Lênin, em inglês a língua predominante do maior pais capitalista do mundo.

A história é narrada a partir da Alemanha socialista, oriental das décadas de 70, 80 e 90, começando com a fuga do pai de Alex, para o lado ocidental capitalista, em busca de melhores condições, após este desaparecer, a mãe de Alex fica em estado de choque, não podendo falar ou se mover por um tempo. Depois da sua recuperação, a mãe de Alex torna-se professora, defensora do socialismo.

Após os anos se passarem e seus filhos crescerem, Alex encontra-se descontente com o sistema socialista e no dia de comemoração de 40 anos da RDA (República Democrática Alemã), Alex se junta aos manifestantes simpatizantes ao capitalismo e exigem o direito de atravessar o muro. A mãe de Alex como apoiadora do partido de oposição, vê o terrível conflito entre manifestantes e a polícia, estando seu filho entre eles sendo levado pela polícia, neste instante ele passa mal do coração, vindo a entrar em um estado de coma durante oito meses.

Neste intervalo de tempo várias transformações ocorrem, como a renúncia do secretário geral e presidente do partido socialista, a queda do muro de Berlim, a inauguração das primeiras unidade/lojas com Coca-Cola, um símbolo capitalista e até eleições livres. Quando a mãe de Alex acorda com todas essas mudanças, seu filho é avisado que ela não poderia sentir fortes emoções, por conta disso ele faz várias ações para fazê-la acreditar que ainda vive sob o regime socialista.

O filme faz indagações interessantes sobre o conceito de liberdade, uma vez que os acontecimentos históricos, mostrados nos faz refletir sobre, por exemplo, o que é liberdade? Existe uma plena liberdade, o ser humano pode mesmo dizer que existe liberdade? O filme nos leva a refletir, o muro e sua queda, representa e se relaciona com liberdade?

  • CONTEXTUALIZAÇÃO

Para que se possa entender o contexto em que se passa o filme Adeus Lênin, é necessário voltar no tempo, e compreender o momento político que culminou na construção do muro de Berlim. No século XIX em decorrência da situação de miséria que a classe trabalhadora passava Marx e Engels, desenvolveram profundas analises do sistema capitalista e suas incompatibilidades, dando assim início a um socialismo cientificam e a publicação do Manifesto Comunista, no começo de 1848.

As teorias Marxistas contidas no Manifesto Comunista e em outras publicações influenciaram e muito a Lênin (Vladimir Ilyich Ulyanov), sendo este um dos maiores propagadores das ideias de Marx, formado em direito, Lênin traduziu para o russo o Manifesto Comunista, escrevendo no ano seguinte alguns panfletos divulgando a criação de um pequeno grupo marxista.

Lênin adotou a ideologia de Marx e passou a analisar os problemas estruturais da Rússia. Em 1898 funda o Partido Social Democrata Russo baseado nas doutrinas de Marx e Engels, O partido sobre grande repressão por parte do governo da época e Lênin é preso e exilado na Sibéria durante três anos.

 Posteriormente, Lênin se encontra com membros da social-democrática, que ocasionou a divisão do grupo em mencheviques e Bolcheviques. Os Mencheviques queriam a inclusão da classe média na luta de classes, para busca mudanças, já os Bolcheviques pensavam que a ascensão social do proletariado era a única forma válida de tomar o poder, com uma aliança entre proletariado e camponeses contra o sistema autocrático dos Tzares.

Lênin funda a “Liga da luta para a libertação da classe trabalhadora”, sendo preso neste período, escreve durante a prisão alguns livros que servem como propagação da sua agenda ideológica. Em Janeiro de 1905, ao ser realizada uma manifestação pacifica, esta foi violentamente reprimida pela polícia, sendo chamada de “domingo sangrento”, que gerou ainda mais descontentamentos com o Tzar.

Nos anos 1910 Lênin volta a Rússia, agora trazendo panfletos ilegais, com objetivo de criar um jornal revolucionário, sendo preso novamente, escrevendo durante este período “O estado e a revolução”, ocorrendo que as vésperas da revolução de 1917, foi declarado presidente do partido comunista, precisando enfrentar problemas administrativos, ocorrendo neste momento estatização de empresas, coletivização de fazendas. Após grandes manifestações, o partido é então suprimido, obrigando Lênin e outros a se refugiar na Finlândia, o partido volta a crescer depois e os Bolcheviques tomam o poder, que culmina em uma intensa guerra civil entre Mencheviques e Bolcheviques, com os Bolcheviques saindo vitoriosos.

Em 1921 após muitos conflitos, choques entre ideologias e disputas, é então elaborada a Nova Política Econômica, que revitalizou a economia, com maior liberdade para o comércio, com vistas a reconstruir a economia, em 1922 Lênin busca uma coexistência com os países capitalistas com a eliminação da burocracia, buscando assegurar que nem Trotsky e nem Stalin o sucedam.

No entanto morre em 1924, com o poder sendo disputado entre Stalin e Trotsky, com o primeiro almejando uma revolução nacional, apenas para a união soviética enquanto que Trotsky buscava uma revolução mundial. Trotsky se adoenta e Stalin aproveitando isso o afasta aos poucos até expulsa-lo do partido, aliás, afastando todos seus opositores, tornando-se um ditador absoluto em 1929, ele faz seu governo com planos quinquenais com pesados investimentos em indústria e mecanização da agricultura.

Com a derrocada alemã, na II Guerra Mundial, esta e outras áreas europeias foram divididas em áreas de influência capitalista e socialista, divisões confirmadas na conferência de Potsdam. O fim da Guerra trouxe uma crescente disputa entre os interesses dos Estados Unidos e União Soviética. No que se caracterizou em disputas de influência econômica, política e cultural. Alemanha no pós-guerra foi dividida em áreas controladas pela França. Reino Unido e EUA, que ficou conhecida como República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental. Já a outra área ficou sob o comando dos soviéticos, denominando-se República Democrática da Alemanha, ou Alemanha Oriental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com