TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre o Filme: Uma Cidade Sem Passado

Por:   •  23/4/2018  •  Dissertação  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  1.621 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Feira de Santana.

Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

Disciplina: História e Teoria 1

Docente: Andréa da Rocha Rodrigues Pereira Barbosa

Discentes: Erik Souza Silva

UMA CIDADE SEM PASSADO (Original: Das schreckliche Mädchen). Direção: Michael Verhoeven. Distribuidora: Miramax. 1989. Duração: 92 minutos

Resumo

O filme “Uma Cidade Sem Passado” é um drama alemão baseado nas experiências vividas pela estudante de História Anja Rosmus e sua família, da cidade de Passeu, na Bavaria. Ele é ambientado na cidade de Pfilzing, situada na Alemanha Ocidental por volta da década de 70, e mostra uma historiadora chamada Sonja Rosemberger em sua tentativa de reunir fontes e chegar o mais próximo da verdade histórica pertencente a um período no qual ela não viveu, mas que várias outras pessoas presenciaram. A trama se inicia quando Sonja participa de um concurso de redação a convite de Juckenack sua professora de latim, redação esta que tinha como tema sua cidade durante a segunda guerra mundial. É importante ressaltar que a história contada no filme ocorre durante o período em que ocorria a Guerra Fria e a Alemanha estava dividida.

Existem duas versões para um mesmo acontecimento histórico. Uma é originada de documentos escritos e monumentos que são analisados de forma cuidadosa utilizando-se de métodos científicos. Essa é a história oficial que é aceita pelo Estado e geralmente imposta por ele, por uma classe que é dominante, ou pela igreja. A outra versão é constituída na memória coletiva que transmite informações dos acontecimentos através da oralidade. Esse tipo de transmissão é uma clara tentativa de manter viva uma cultura ou determinado fato como lembrança à geração atual de pessoas.

        Sonja residia em um mosteiro juntamente com seus pais e era muito querida na sua cidade, sua mãe, Maria, lecionava Religião e a escola onde ela estudava era extremamente conservadora. Logo após receber o prêmio da melhor redação cujo tema era “a liberdade na Europa” e ir para Paris, surge um novo concurso promovido pelo presidente da Alemanha o Dr. Karl Carstens. Esse concurso tem como tema “Minha cidade durante o III Reich”, e então, Sonja passa a se dedicar a começar as suas pesquisas. Para isso, ela passa a interrogar parentes e amigos sobre o caso de um padre que foi fuzilado pelo fato de ser contra as leis racistas.

        Porém, diferentemente da outra redação, ela encontra várias dificuldades para encontrar os documentos ou pessoas que poderiam ser usados como fontes históricas, falando abertamente sobre o tema. Sem êxito na descoberta de informações em relação ao caso do padre que foi fuzilado, Sonja vai à busca de seus professores, da biblioteca e do arquivo municipal, com a esperança de encontrar o que deseja, porém, nenhuma dessas fontes continha as informações necessárias para ela prosseguir com a sua redação. Fica bastante claro que após o inicio de sua pesquisa sobre o posicionamento da sua cidade no III Reich, os poderes dominantes do Estado, que aparecem na figura dos líderes locais, a Igreja e as pessoas da cidade influenciavam a real história falsificando a verdadeira versão dos fatos ocorridos e controlando as informações e os documentos historiográficos que mesmo se tratando de algo ocorrido no passado, ainda teriam imensa influência no presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com