TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANIZAÇÃO E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO MARIANA

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DONA ALBERTINA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM VIÇOSO

NOME DO(S) ALUNO(S):

Karine Martins

Leone Ferreira

Pedro Luiz

URBANIZAÇÃO E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO

MARIANA

2015

NOME DO(S) ALUNO(S):

Karine Martins

Leone Ferreira

Pedro Luiz

URBANIZAÇÃO E PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao professor Robson Sousa como forma de avaliação da disciplina Geografia do 2º bimestre letivo da turma 2º ano do Ensino Médio

MARIANA

2015

Introdução

A diligente pesquisa tem como objetivo principal destacar sobre as principais características da urbanização, suas causas e consequências para a sociedade ao seu redor, além de abordar sobre as formas/tipos de migração, suas causas, consequências e citar alguns exemplos.

Desenvolvimento

O que é urbanização

O processo de urbanização resulta da concentração das atividades econômicas dos setores secundários e terciário e, também, no crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. Consiste na transformação do espaço rural em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

Quais são os processos de urbanização?

A urbanização como nós conhecemos foi iniciada a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, a princípio na Inglaterra e depois se espalhando por outras localidades da Europa e nos Estados Unidos. Portanto, fica claro que esse procedimento é estritamente relacionado com a Revolução Industrial, pois este processo - Revolução Industrial – fez com que o campo começasse a ser regulado pelas necessidades das cidades, por suas atividades industriais e comercias, caracterizando novas relações econômicas: a zona rural passou a produzir matéria prima, abrangendo o setor primário da economia, e a zona urbana tornou-se a produtora de mercadorias industrializadas e comercializadas, tendo o setor secundário e terciário como principal desenvolvedor econômico.

Causas e consequências

Os principais causas que influenciam esse processo estão divididos entre:

Fatores atrativos – a própria cidade desenvolvida. A busca por melhores condições de vida, de saúde, de emprego, educação, entre outros, são os principais fatores que influenciam a população rural a migrarem para cidades mais próximas. Está diretamente relacionado ao êxodo rural como principal fator da urbanização, juntamente com o processo de Revolução Industrial e suas três etapas de produção (evolução produtiva).

Fatores repulsivos – estão presentes no campo e influenciam a “expulsão” da população (êxodo rural), através da falta de emprego, de moradia, de saneamento básico e, principalmente, da falta de condições propícias para viver. Essa foi uma das consequências da revolução verde que proporcionaram e impulsionaram o processo migratório, posteriormente, o desenvolvimento populacional.

As principais consequências após o processo de urbanização são:

O crescimento desordenado das cidades, através da constante mudança da população rural para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida; falta de infraestrutura adequada em termos de serviços (energia, água, saneamento, hospitais); transporte coletivo deficitário; problemas de moradia (favelas, cortiços, habitações ilegais, loteamentos clandestinos em áreas de mananciais); grande desigualdade social, desemprego e saturação de setores de trabalho; maior incidência de problemas ambientais, humanos e sociais, a qual revigoram e se intensificam até os dias atuais.

Urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos

O processo de urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos apresenta diferenças significativas e que estão diretamente relacionadas ao processo de industrialização.

Nos países desenvolvidos, o processo de industrialização passou por diferentes etapas (1ª, 2ª e 3ª Revoluções Industriais), e foi evoluindo gradativamente. Consequentemente, o processo de urbanização acompanhou esse ritmo de desenvolvimento, fazendo com que milhares de pessoas fossem migrando para as cidades ao longo de todo esse processo. Portanto, podemos concluir que a urbanização nos países desenvolvidos ocorreu de maneira lenta e gradativa, assim como a industrialização, contribuindo para a criação de infraestruturas urbanas.

Já nos países subdesenvolvidos, a urbanização também acompanhou o ritmo da industrialização, porém, como esse processo ocorreu em um curto espaço de tempo, foi possível perceber que a urbanização ocorreu de maneira rápida e desordenada. Sendo assim, as cidades que ao receberem grandes fluxos migratórios, não se encontravam preparadas para o rápido crescimento urbano, o que causou a formação de espaços segregados. As favelas são uma característica marcante desses espaços, onde se observa a reduzida oferta de água encanada, rede de esgoto e pavimentação de vias.

Migrações: Internas e Extremas

Migrações é a denominação da mobilidade da sociedade em que caracteriza o movimento de saída (emigração) e de entrada (imigração) da população de determinado lugar. Sendo assim, é chamada de migração externa se essa mobilidade ocorrer entre países. Quando acontecer dentro de um mesmo país, ou seja, de cidade para cidade ou estado para estado, é identificada como migração interna.

São várias as causas atribuídas a migração, com maior destaque para:

Políticas – O modelo político do país, a falta de liberdade de expressão, ausência de jornais privados e a coibição de alguns regimes políticos são fatores que contribuem fortemente para a imigração de países aonde as liberdades fundamentais são mais eficazes e sobretudo respeitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com