TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL - INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

Por:   •  8/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLÁUDIA ALICE LEITE SALES DE CARVALHO      RU: 1129701

ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL

INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

VOLTA REDONDA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLÁUDIA ALICE LEITE SALES DE CARVALHO        RU: 1129701

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio do Ensino Fundamental: investigação do Contexto Escolar e Observação de Aulas, apresentação ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Centro Universitário Internacional Uninter.

VOLTA REDONDA

2018


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................04

  1. DESENVOLVIMENTO...........................................................06

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................07
  1. REFERÊNCIAS......................................................................08
  1.   INTRODUÇÃO

        O presente relatório de estágio tem seu enfoque na Educação de Jovens e Adultos, a observação nas primeiras semanas foi criteriosa, percebi anseios, rejeições, metodologias, aceitação da turma que neste momento á identifica outra pessoa além da professora regente em sala de aula.

            A co-participação tem que ser envolvente, confiança é muito importante, mesmo sendo curto período junto com a turma.

             Este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do Docente de Educação de Jovens e Adultos, contrastando e refletindo sobre as praticas em sala de aula e porque muitas vezes é tão grande a evasão nessa modalidade de ensino? È uma das principais perguntas que precisamos responder em quanto educadores. Também em especial objetiva o olhar de minha pratica como formador de cidadãos críticos e autônomos de seu papel na sociedade e na transformação social no meio em que estes estudantes estão vivendo.

            Este estágio é um a exigência de Lei de diretrizes e Bases da Educação (Lei 9393/96), sendo necessário na formação profissional para adequação do aluno com o mercado de trabalho, tornando-o um profissional bem capacitado. Ele sendo supervisionado, nos ajuda a ver a relação teoria-prática, possibilitando a nós graduandos desenvolver uma postura de pesquisador para ter um pensamento crítico do assunto, facilitando a organização do que será aplicado na prática.

            A investigação escolar foi realizada no Colégio Ciep Brizolão 292 Professora Jandyra Reis de Oliveira, visando analisar e conhecer a escola, identificando e caracterizando-a, quanto à aos espaços físicos, condições de funcionamento, conhecimento do PPP (Projeto Político Pedagógico), estudando e entendendo as normas de organização da Escola e também investigando a realidade de disciplina estagiada, através da observação das aulas da professora Ana Paula Silva, dadas a – Ensino Fundamental l, onde aprimorei e aperfeiçoei meus conhecimentos na Língua Portuguesa.

                 Para atingir meu objetivo, precisei ir à escola várias vezes, estive analisando documentos, pesquisando e entrevistando alunos, professores, pedagoga e direção, para conhecer a realidade da Escola, observando assim, todo o ambiente da escola e suas normas, assim obtive todos os dados para a elaboração deste relatório.

                O Estágio do Ensino Fundamental: investigação do contexto escolar e observação de aulas foram realizadas no CIEP Brizolão 292 Professora Jandyra Reis de Oliveira, localizada na Avenida Presidente Kenndy nºS/N, Bairro Ano Bom, CEP 27323-641, Cidade de Barra Mansa – Rio de Janeiro.  Telefone (24) 3328-8529 e e-mail: ciep292@educacao.rj.gov.br.

                 A escola tem o Ensino Fundamental 6 ao 9º, com duração de 04 anos, e o Ensino Médio 1º, 2º e 3º anos, com duração de 03 anos, ambos ofertados no período da manhã, tarde e da noite.

                O colégio tem aproximadamente 407 alunos e cerca de 20% são alunos em processo de inclusão.

                 O estágio foi realizado no período de 11 de abril de 2018 a 23 de maio de 2018 no período da manhã, da tarde e da noite, onde foi observada a turma do 6º, 7º, 8] e º ano do Ensino Fundamental l.

                Com a leitura do PPP identifiquei que é uma escola democrática, com pedagogia transformadora e princípios de transformar pessoas através de uma educação de qualidade com tecnologia avançada e acesso a informação.

                Lá encontrei um ambiente tranquilo para a realização da aprendizagem, nos mais variados seguimentos que os professores queiram seguir, pois a escola oferece condições para que isto aconteça.

  1. DESENVOLVIMENTO

       A Escola tem 40 professores e 6 pedagogas e conta com mais 18 funcionários, na área administrativa, limpeza e merenda, todos os professores são graduados, atuantes e experientes. Todos são respeitados por seus alunos, que se sentem estimulados e incentivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com