TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DISLALIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  20/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

        

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Licenciatura em Letras: Português e Espanhol

Jefferson Rony de Oliveira Garcia Login: 180128745    

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

RELATO DE EXPERIÊNCIA E PRÉ-PROJETO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Votorantim

2020

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Licenciatura em Letras: Português e Espanhol

Jefferson Rony de Oliveira Garcia Login: 180128745    

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

A INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DISLALIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Cristiano Mello de Oliveira.

 

 

Votorantim

2020

1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

        O primeiro contato com a escola foi por telefone, pois devido a pandemia que se enfrenta mundialmente, a escola ainda se encontra em período de quarentena da corona vírus, tendo atendimento somente de maneira remota.

        A série de atividades, deveria ser aplicada sobre Gêneros narrativos, para o 9º Anos Ensino fundamental Finais.

        A ferramenta utilizada, para executar a aula e dar suporte aos alunos, será realizada via WhatsApp e o MEET (videoconferência), por ser a atualmente mais visualizada pelos alunos e seus responsáveis, por ser de fácil a conexão com o mundo da internet no aparelho celular, computadores ou mídia.

        A competência e habilidade descrita BNCC (Base Nacional Comum Curricular) se relacionam de forma a complementar no plano de aula elaborada, em conjunto com os alunos, na visualização e desenvolvimento da atividade em casa.

        O conteúdo foi desenvolvido de forma interativa virtual, com explicação adequada e de fácil compreensão para os alunos. A interação dos alunos no assunto foi surpreendente em suas respostas via áudio no WhatsApp, e até mesmo no momento em que estavam tirando as dúvidas no MEET (videoconferência). Com a utilização da ferramenta digital, potencializa o mundo novo dos alunos atuais, pois, sempre estão interagindo com a tecnologia e os meios digitais de fácil acesso e compreensão.

        Os pontos positivos encontrados nas ferramentas digitais, proporcionaram acompanhar o desempenho dos alunos, possibilitando realizar vídeo conferência com o intuito de explicar as atividades e conteúdo de forma clara e objetiva, de maneira que não ocorre dispersão.

        

PLANO DE AULA

DATA DE APLICAÇÃO:

ESCOLA:

INTEGRANTES DA EQUIPE: Jefferson Rony de Oliveira Garcia

ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa

TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 9 Ano Ensino Fundamental Finais

DURAÇÃO: 2 Horas

UNIDADE TEMÁTICA

Estratégias da leitura e construção textualidade  

CONTEÚDO

Gêneros narrativos

HABILIDADE(S) - BNCC

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção-científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciber poema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL: Incentivar a criatividade e escrita através de produção de narrativas, identificar a estrutura das narrativas e a diferença dos gêneros narrativos e promover a utilização da internet nas aulas de língua Portuguesa, para que ela se torne instrumento de mediação no processo ensino-aprendizagem. Incentivar o uso de ferramentas de pesquisa

Promover interação nas novas comunidades (e, consequentemente, nos novos gêneros digitais). Trabalhar com assuntos de cunho moral, ético, histórico, cultural ou social, (não há como separar a análise da língua, no nosso caso, a Portuguesa, da análise de questões que dizem respeito à nossa sociedade), incentivar a exposição de saberes individuais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Reconhecer a tradição narrativa na formação humana (trabalhar a tradição oral, os ensinamentos baseados em parábolas), identificar as características que constituem o texto narrativo (comparar textos diversos para esse fim), identificar a diferença entre discurso direto e indireto e avaliar e utilizar com propriedade e autonomia os recursos linguísticos para construir textos narrativos.

METODOLOGIA

Sensibilização: Através do aplicativo Whatzapp encaminharei o arquivo como realizar a atividade e o link produzido por mim sobre o conteúdo.

Desenvolvimento: Os alunos assistirão as videoaulas que será produzido por mim, explanando o conteúdo gênero narrativo (Como escrever? / O que escrever? / Escrever, porque?). Ao passar o link na onde se encontra o conteúdo darei um tempo para assistirem e registrar as dúvidas no caderno, encaminharei no Whatzapp um link do aplicativo MEET (videoconferência) para que todos tirem a sua duvidas e ao mesmo tempo vou explanando o conteúdo de forma simples e explicativo.

Atividade de Fixação: Produção texto narrativo no que viram no conteúdo está atividade deverá produzir primeiramente um rascunho e longo em seguida aperfeiçoando sua produção. Ao terminar sua atividade tirar uma foto sua produção de texto e o rascunho junto encaminhara via WhatsApp.

CRONOGRAMA

Sensibilização: 30 minutos

Desenvolvimento: 1 horas

Atividade de Fixação: 30 minutos 

AVALIAÇÃO

A ferramenta colaborou com a interação dos alunos ao mesmo tempo a transmissão foi clara e objetivo. E os objetivos proposto foram atingindo com ênfases na interação dos alunos.

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS:

Youtube

Whats zap 

REFERÊNCIAS

Português: linguagens, 9º ano/ William Roberto Cereja,

Thereza Cochar Magalhaes \u2013 8. Edredom. 2013. São Paulo: Atual, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (338.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com