TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade a ser realizada no Portfólio

Objetivos

• Reconhecer a estrutura arquetípica dos contos maravilhosos.

• Analisar a estrutura narrativa (variantes e invariantes) no conto A gata borralheira (Cinderela), na versão da recolha dos irmãos Grimm.

Descrição da atividade

Realizar a leitura do conto A gata borralheira (Cinderela), na versão da recolha dos irmãos Grimm - Ele está disponível no site <http://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/a_gata_borralheira_cinderela>. Após a leitura, preencher o quadro a seguir sobre as variantes (aspectos que variam de uma história para outra) de acordo com as invariantes (estruturas sempre presentes nos contos maravilhosos) propostas por Nelly Novais Coelho em relação aos contos maravilhosos. Poste-o para seu tutor.

Aspiração ou Desígnio: Gata Borralheira quer ir ao baile no qual o príncipe irá escolher sua futura esposa / Príncipe quer encontrar a dona do sapato.

Viagem ou deslocamento para um espaço diferente do que vive: Gata Borralheira vai para o baile / Príncipe sai do castelo e parte em busca da dona dos sapatos perdidos durante o baile.

Obstáculos ou desafios: Madrasta obriga Gata Borralheira a separar ervilhas das cinzas para ir ao baile / Irmãs forçam os pés para caberem no sapato que não as pertence e assim casar com o príncipe.

Mediação Mágica, natural ou sobrenatural: Pombas ajudam Gata Borralheira a separar as lentilhas e transformam suas roupas em vestido de festa com belos sapatos / Pombas alertam o príncipe que os sapatos não pertencem as irmãs da Gata Borralheira

Conquista do objetivo: Gata Borralheira se casa com o príncipe / Príncipe encontra a verdadeira dona dos sapatos perdidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com