TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE ESTUDO DE CASO

Por:   •  11/10/2022  •  Seminário  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

PROPOSTA DE ESTUDO DE CASO

Entende-se por intelectual aquele ou aquela que produz pensamentos, podendo da mesma forma assumir a classificação de substantivo, pois pode ser entendido como a pessoa que vive do seu intelecto, de sua inteligência e de suas aplicações. Deste modo, muitos são os intelectuais que se destacam em áreas como cultura, artes, música, literatura e afins. A vista disso minha atuação consiste em atuar na educação de maneira ativa e em consonância com estas áreas, pois a área das linguagens é muito ampla e proporciona essa interdisciplinaridade e abundantes oportunidades de realizar práticas que envolvam assuntos diferentes. Eu já atuo como professora de espanhol na rede municipal de ensino na cidade de São Sepé com o projeto, Oficina de línguas, que faz parte do calendário letivo do município, como atividades escolares complementares. Esse projeto oportuniza aos alunos um conhecimento básico sobre a língua espanhola e, consequentemente, sobre suas manifestações nas diferentes áreas (como citado anteriormente – artes, música, literatura, etc.). A oportunidade de participação nas aulas de espanhol desperta nos alunos a curiosidade e o desejo de adquirir novos conhecimentos acerca dos países e povos hispanofalantes, o que resulta num favorecimento do despertar para o aprendizado através do desejo de adquirir novos conhecimentos por meio das linguagens e suas diferentes abordagens. 

Levando em consideração o cenário mundial e interligando com os referenciais recomendados, podemos citar como exemplo de intelectual Bell Hooks, nascida em 1952, nos Estados Unidos. Ela formou-se em literatura inglesa na Universidade de Stanford, fez mestrado na Universidade de Wisconsin e doutorado na Universidade da Califórnia. Seus mais valiosos estudos estão ligados a questões relacionadas à raça, gênero e classe, as relações de opressão em temas relacionados à arte, história, feminismo, educação e mídia de massas. Bell Hooks foi premiada com um The American Book Award, um dos prêmios literários mais importantes dos Estados Unidos. Entre suas maiores influências estão as teorias de educação defendidas pelo brasileiro Paulo Freire. Bell sofreu duras críticas que a apontavam como não tendo “formação suficiente”, e por não se submeter a padrões tradicionais preconizados pela academia. Sua intenção sempre foi de tornar seu trabalho acessível, principalmente para pessoas negras as quais historicamente são privadas dos estudos em universidades.  

Posso apontar como intelectual brasileira a gaúcha Lya Fett Luft. Nascida em Santa Cruz do Sul, Luft é descendente de alemães, filha do advogado e juiz Arthur Germano Fett. Sua família tinha muito orgulho de suas raízes e consideravam-se superiores aos brasileiros. Lya demonstrava-se contrária aos pensamentos da família e contestadora das tarefas ditas de mulher. Formou-se em Pedagogia e em Letras Anglo-Germânicas pela PUC-RS, trabalhou como tradutora, é escritora e autora de importantes livros, entre eles “As Parceiras” (1980), “O Quarto fechado” (1984) que mais tarde foi lançado nos Estados Unidos, “Perdas e ganhos” (2003), etc. Já escreveu e publicou 23 livros, nos mais variados gêneros circulando entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis. Com uma vasta carreira, Luft encontra-se entre os intelectuais mais ilustres do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com