TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  7/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Vanessa Delpino Dalpiva – RA: 0543726

Polo de Dourados/MS - 2020

I – Ponto de partida

Para realização de tal observação (em um raio de, aproximadamente, 500 metros), foi escolhido como ponto de partida a minha própria residência, localizada à Avenida Presidente Dutra, 1405, centro, no município de Douradina – MS, CEP 79880-000.

I – Ambientes escolares observados

Pela da observação assistemática, verificou-se a existência de um ambiente escolar, uma escola municipal que contempla o ensino infantil, fundamental I e II, bem como o ensino médio.

Devido à pandemia que nos assola neste ano de 2020, restou impossível a observação aos arredores da escola, visto que esta não está lecionando.

A maneira encontrada pelo estabelecimento educacional para continuar a prestar seus serviços a comunidade foi por intermédio de trabalhos e tarefas, cabendo aos pais ou responsáveis retirá-los na escola e fazer sua entrega para correção.

As instalações não são novas mas também não são precárias, estando em boas condições de uso, e o ensino é disponibilizado de forma gratuita.

III – Ambientes não escolares observados

Fazendo uso da observação assistemática encontramos um ambiente não escolar da categoria não institucional, um campo de futebol onde a comunidade pode aproveitar aulas de futebol e também de atividades físicas, disponibilizados pela prefeitura, fim de garantir acesso saúde e lazer à população.

Seu uso durante a pandemia se tornou escasso, voltando as atividades lentamente somente no início do mês de outubro, sendo necessário, o uso obrigatório de máscaras, bem como manter distância dos demais praticantes.

O público atendido é toda a sociedade, desde crianças a idosos. As crianças e adultos podem participar das aulas de futebol, e os idosos participam das atividades físicas leves, propostas especialmente para a terceira idade.

Nos dias em que não há uso do campo, normalmente as crianças vão empinar pipas na parte da tarde e seus pais os acompanham, tornando aquele ambiente acolhedor e familiar.

Os jovens e adolescentes também desfrutam do local, fazendo piqueniques e ouvindo músicas, na parte da tarde, confraternizando e tomando tererê.

O uso do local se dá de forma livre e gratuita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (226.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com