TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

4

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1:  ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

AMANDA CASEIRO DE ALMEIDA

RA: 1814956

Polo Serra II- ES

2020

POSTAGEM_1PEOP-RELATO DE OBSERVAÇÃO

SUMÁRIO

  1. Relato de Observação
  1. Ambiente Escolar
  2. Ambiente Não Escolar
  1. Referências

DESENVOLVIMENTO

  1. RELATO DE OBSERVAÇÃO

 As constatações foram realizadas utilizando a observação assistemática, não participante e na vida real, nas proximidades do CEP 29165-180 da residência da aluna observadora.

  1. AMBIENTE ESCOLAR

É um ambiente o qual crianças, jovens e adultos desenvolvem suas habilidades e ampliar seus conhecimentos, com uma educação formal. Abaixo foi-se alistado dois ambientes educativos que identifiquei aos arredores da localização citada:

Centro de Ensino Charles Darwin, sito à R. Barão do Rio Branco, 120, Colina de Laranjeiras- Serra

Formalmente inaugurado em 1989, o colégio que antes oferecia apenas turmas de 3° ano do Segundo Grau (Ensino Médio) e Pré-vestibular, hoje tem nove unidades em todo o estado do Espírito Santo. Uma delas localizada no endereço inserido acima em um prédio grande onde há turmas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Fundamentado nos valores honestidade, justiça, evolução, responsabilidade social, amizade e respeito e paixão por educação.

Centro Educacional Linus Pauling, sito à Av. Central, 821, Laranjeiras-  Serra

Desde 1995 o colégio traz o ensino formal desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, incluindo Pré-vestibular. A estrutura hoje da unidade do endereço acima é de aproximadamente 4.00m², dotado de laboratórios, bibliotecas, piscina, playground, ginásio, cantina e quadra esportiva. Além de uma grade de atividade extracurriculares como judô, ginástica rítmica, ginástica artística, natação e futsal.

  1. AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Ela se encontra fora do meio tradicional de ensino, sendo complementar ao ensino formal. Segundo o MEC, “corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida”.

Nesse tipo de educação, o objetivo não é substituir o ambiente escolar, mas complementar o que é fornecido em processos de ensinos regulares. Nele, objetivo principal do orientador não é dar notas aos alunos mas sim acompanhar sua desenvoltura e verificar se foi capaz de aprender e assimilar o que foi mostrado

Praça da Ciência, sito à Av. Américo Buaiz, Enseada do Suá- Vitória

De forma inteiramente gratuita, a Praça mistura conhecimento e diversão de forma agradável em um ambiente airado de frente para o mar. O acervo é composto por 16 equipamentos com o objetivo de serem manipulados para o estudo prático principalmente voltados à física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com