TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  6/6/2022  •  Resenha  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL – UFC VIRTUAL

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DES.E APZ. NA ADOLESCÊNCIA

PROFESSOR-TUTOR: LAUDENIA SAMPAIO

ALUNO: SULAMITA CUNHA DE LIMA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 03 – AULA 05

SOBRAL

2022

PORTFÓLIO: SINTETIZANDO MEUS CONHECIMENTOS

A Psicologia da educação é muito importante, pois através de suas teorias e metodologias é possível um desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A Psicologia tem como responsabilidade estudar os processos mentais quanto aos seus estados, compreender as condutas humanas e a interação do indivíduo com a sociedade. Assim, a Psicologia da Educação tem como objeto estudar o processo de ensino aprendizagem que ocorre nos ambientes educacionais.

Como estudamos na Aula 05, a Psicologia como ciência é responsável pelas análises das estruturas cognitivas e a fase do desenvolvimento humano. No Ensino Médio, período em que prepara os adolescentes para a vida em variados aspectos, os profissionais da educação têm papel fundamental, pois é através de suas técnicas e metodologias que a sala de aula se tornará um ambiente mais dinâmico, auxiliando para que os adolescentes aprendam a lidar com as diferenças.

A adolescência é uma fase repleta de conflitos, como o uso de drogas, bebidas alcóolicas, prática sexual precoce e até gravidez. Muitas vezes, esses adolescentes não tem uma orientação, é assim que a psicologia educacional atua, auxiliando esses adolescentes a desenvolver suas habilidades e competências, ajudando na formação de identidade, elaborando várias atividades extracurriculares para que esses jovens tenham um crescimento pessoal e profissional, trabalhando principalmente os tópicos relacionado a adolescência.

Cordioli (1998) pontua que é neste período que o adolescente começa a definir sua maneira de ser, se diferenciando dos demais que o rodeiam. Este reconhecimento que compreende valores, crenças, gostos, entre outros, resulta da intercessão das vivências primárias e das experiências atuais. É no contexto grupal que o sujeito se identifica e se diferencia e é a partir do olhar do outro que o sujeito se reconhece.

Sabemos que os professores precisam se conscientizarem que o processo ensino e aprendizagem não só depende de conteúdos programados dos livros didáticos, mas sim de uma orientação para ser um bom cidadão, tendo consciência dos seus direitos e deveres. Assim, a psicologia no ambiente escolar desempenha um importante papel, observando o funcionamento da mente e o comportamento dos adolescentes, avaliando suas emoções, suas necessidades e suas capacidades intelectuais e motoras. Segundo Barros (2008) é durante esse período de busca e indecisão, que o adolescente caracteriza-se pela introversão (voltar-se para dentro), pois está constantemente ocupado com seus próprios sentimentos, tendendo a se entregar facilmente ao devaneio e se interessar por narrativas, sendo comum a sua identificação com os heróis que dela fazem parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (307.7 Kb)   docx (273.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com