TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discursivas de Met. E prat. Do ensino da língua portuguesa

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  1.126 Visualizações

Página 1 de 14

  Discursivas de Met. E prat. Do ensino da língua portuguesa

1-Segundo os PCNs de L. Portuguesa: “De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição  verbal de regras, com sentido de “fórmulas”, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa em que o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de avaliação, os alunos – se bem que capazes de “recitar” as regras quando solicitados – continuam a escrever errado. Por que os PCNs afirmam que, apesar do.grande investimento feito nas atividades citadas, os alunos continuam a escrever errado? Explique.
Resposta: Decorar regras, sem compreendê-las, sem analisá-las no seu contexto, sem discutir suas regularidades e exceções, não garante que o aluno saberá utilizá-las no momento de sua produção ou seja, o aluno escrever varias vezes a palavra que escreveu errado não significa que estará aprendendo isso poderá leva-lo a memorização mas não a ter consciência do seu verdadeiro  .. Justifica-se, aqui, a necessidade de propor discussões para que tal compreensão possa, sempre que possível, emergir desses debates que ocorrem na sala de aula. Serão essas as oportunidades em que o professor poderá sistematizar nossas convenções ortográficas e gramaticais, extraindo do aluno aquilo que se observa sobre suas regularidades, o professor deverá investigar quais as dificuldades ortográficas mais urgentes de seus alunos e trabalha-los uma a uma

pag. 66

2-Os autores estudados neta disciplina, de um m odo geral, tecem críticas ao modelo tradicional de ensino que não formou leitores competentes. Solé (1999), por exemplo, afirma que, “em geral, a atividade leitura-pergunta-resposta é o modelo mais utilizado e validado por manuais, guias didáticos e professores como uma boa atividade de compreensão leitora”. Que argumento(s) apresenta(m)  esses autores para justificar o fracasso  desse modelo de ensino?

Pag. 10 e 13

Resp.  Atividades que solicitam do aluno uma resposta com base na memorização ou na simples identificação de um trecho, não favorecem a utilização desse conhecimento quando o aluno está a frente a uma situação em que precisa agir de forma autônoma e criativa. Quando isso ocorria sob forma de um questionário que precisávamos responder a partir da localização de um texto. Com tudo isso não se exigia uma reflexão sobre o que estava escrito, tanto do ponto de vista dos aspectos ortográficos e gramaticais como no que se refere ao conteúdo do texto lido.

Diante de todos esses aspectos citados não era o modelo ideal para se formar leitores competentes

3)Solé (1998, p. 70), defende o ensino de estratégias de leitura para os alunos. Segundo a autora, as estratégias”... não amadurecem nem se desenvolvem, nem emergem ,nem aparecem. Ensinam-se – ou não se ensinam – e se aprendem – ou não se aprendem “. Qual a importância das estratégias na formação do leitor competente? Pagina 51

As estratégias ajudam  os estudante a utilizar o conhecimento prévio, a realizar as inferências para interpretar o texto, a identificar as coisa que não entende e esclarecê-las para que possa retrabalhar as informações encontradas por meio de sublinhados e anotações, ou num pequeno resumo. As estratégias, previsão/antecipação, Inferência e verificação  contribuem para a formaçao de leitores autônomos e para a fluência da leitura, aumentando a compreensão que se tem a respeito do assunto, tema ou conteúdo que esta sendo lido.

  1. Leia o texto a seguir:

Ao colocar em discussão as práticas educativas tradicionais, as quais questionam um aluno de postura passiva e sem espaço para se desenvolver de forma crítica e reflexiva, afirmamos que o processo educativo não é uma prática isolada de outras instâncias da sociedade.  Sendo assim, pode estar a favor de determinados interesses políticos.

No caso de ensino da escrita e da leitura, qual motivo justifica uma prática educativa, que não valorize o desenvolvimento do pensamento reflexivo do aluno?

 Pagina 10/11 e o questionário unidade I questão 7

Era interessante que o ensino da leitura e da escrita permaneça na esfera da decodificação, bastava que as pessoas compreendessem o que era esperado delas e soubessem cumprir ordem,  pois não havendo espaço para discussões, reflexões e críticas, qualquer opinião contrária à do poder vigente pode ser compreendida como rebeldia e punida com sanções severas que sirvam de modelo para desencorajar outras pessoas que poderiam pensar da mesma maneira. Cada um deveria conhecer e acatar passivamente o seu papel e o seu lugar na sociedade. Outro aspecto revela  mtas pesquisas sobre como o aluno aprende e, consequentemente, o que favorece essa aprendizagem não haviam sido difundidas no meio docente. Mesmo aquelas que já tinham obtido resultados que poderiam contribuir para uma pratica pedagógica mais eficiente ainda não haviam sido amplamente divulgadas e discutidas por vários motivos.

  1. Leia o seguinte enunciado:

No processo de ensino da leitura e da escrita, o professor deve ter clareza de quando pode propor desafios diferenciados para que o aluno possa avançar no seu desenvolvimento. Nesse contexto, o docente precisa saber quando deve iniciar o ensino das convenções ortográficas e gramaticais.

Em que momento desse progresso da escrita do discente o mestre poderá notar que ele já pode apresentar desafios ortográficos e gramaticais sistematizados? Por que deve fazê–lo nesta etapa:

Pagina 62

Uma vez compreendida a logica do sistema de escrita alfabético ao aluno, poderão ser apresentados outros desafios que lhe permitem refinar progressivamente o seu conhecimento sobre a escrita e consequentemente sobre a leitura. Entre tais conhecimentos é possível destacar a escrita com letra cursiva e a reflexão sobre as questões ortográficas e gramaticais. Uma criança que ainda não escreve alfabeticamente terá mto mais dificuldade em avançar na direção dessa compreensão se não puder realizar analises das letras no contexto da palavra, da frase ou de qualquer que seja o portador em questão.

  1. A antecipação é uma estratégia. Explique e exemplifique.

Pag.74 e tele aula unidade III

É a analise dos elementos- chaves que compõem o texto que sera lido como nome do autor, ilustração, titulo, subtítulo etc, com vista a aproximar-se do assunto que será tratado.

Lembrando que, no decorrer da leitura, essas informações podem ou não ser confirmadas.

7 - o grande deságio da educação atual, no que se refere ao ensino da leitura e da escrita, e a fornaçao dos leitores competentes. Aponte pelo menos 2 praticas que podem potencializar essa formação.

Pag 23/24/25

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com