TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Literatura

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

Comentário crítico sobre os movimentos literários brasileiros do século xx.

                                 

                                      Modernismo

  Sobre os diversos movimentos literários do século 20. Vamos comentar pelo início deles. Este movimento chamado ‘’Modernismo’’, e nada melhor que começar comentando pelo o seu contexto histórico.

O movimento Modernista foi a base que levou o bom gosto do fazer artístico nas artes brasileiras, Por quê?

 Porque foi através deste movimento que surgiram então o gosto pelas artes brasileiras. As antigas tradições que acarretava os valores burgueses visto na Idade Média, como padrões de valores materiais, preconceitos sociais, pressionava aqui o fazer somente sob poder, e regras dada por eles, por ser os burgueses de auto poder na classe média, e durante aquela época.

 Este movimento modernista se iniciou especialmente na primeira metade do século XX. Época da tão altamente falada ‘’Semana da Arte Moderna’’.

 Este movimento gerou grande repercussão, tanto por ser criada justo no ano em que o Brasil completava seus 100 anos de Independência. Este evento aconteceu entre 13 a 17 de fevereiro. E foi durante esta semana que se juntou todos os movimentos literários, dando uma nova visão a literatura brasileira, com suas artes, suas cultura vista de uma forma bem mais diferente do que se via antes, aqui eles trazia o novo. Um jeito de atrair e incentivar a cultura brasileira a nossa sociedade. Uma semana que incentivaram  a oportunidade da sociedade explorar de perto as artes de artistas imortais. E que modificaram a nossa cultura brasileira explorada apartes de várias formas e estéticas.

 Com a chegada do modernismo, não pense que este movimento modificou a visão das artes brasileiras, assim tão fácil, porque não foi o caso. Estudamos sobre o assunto, e podemos afirmar que na decorrência de seu contexto histórico, houve primeiro um levantamento, um estudo específico sobre este movimento e o mesmo vem ocorrendo até nos dias de hoje. Tudo por ser um gosto pelo que é moderno, e necessário naquele momento, para se romper de vez daqueles valores antigos, estéticos da arte tradicional, uma arte que apenas apreciava o belo, a perfeição.

 Habitualmente este movimento é divido em três grandes momentos, que define os estudos do tempo em que se ocorre os seus acontecimentos, nos dando uma nova visão de apreciar, o novo, moderno, a partir de elementos que já existem e agora usados na forma de arte brasileira.

 Relatamos também que vale a pena lembrar que na primeira geração do Modernismo. Este aparece como o primeiro movimento artístico que não traz com ele às tendências da ideologia artísticas as terras brasileiras. Fica claro a nós que na primeira geração o movimento modernista, não se submeteu aplicar a sua ideologia de origem. Ele procurou trazer outra visão a aplicar uma ideologia, de outros, ou seja, buscaram artistas como as elites fontes das ‘’Vanguardas Artísticas Européias’’ do início do século XX. Este trouxe consigo o novo, o conjunto de recusa, a negociação de todos os valores tradicionais, que nele estão inseridos como: O ‘’Expressionismo (1905)’’ que desperta sensações nos artistas através de objetos; ‘’Cubismo (1907)’’que se dava uma visão ampla a partir de vários ângulos ao mesmo tempo; ‘’Futurismo (1909)’’ valorizava o futuro, exalta mudança, velocidade, a máquina, as multidões, a correria, aqui ele nega o individualismo e o sentimentalismo; ‘’Dadaísmo (1916)’’ valorizava o protesto nas artes, por um grupo de pintores e poetas em Zurique, Suíça, eles procuravam chocar, e provocar o público, com protestos, e males que se via na sociedade. Através de seus escritos injuriosos, peças de cabaré, satíricas, recitais de poesia e exposições de arte. E por fim, o ‘’Surrealismo (1924)’’ valorizava o inconsciente, a loucura, a realidade não vista, somente através de seus devaneios, fora do comum. Aqui foi um movimento de grandes mudanças. Iremos colocar grandes nomes que fizeram parte deste movimento que foram eles: Oswald de Andrade; Mário de Andrade; Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Vale lembrar que o ‘’Modernismo’’ são dividida em 3 fases como citamos acima, vamos comentar um pouco dessas fases.

Começando pela primeira fase, a fase chamada ‘’Modernismo fase Heroica’’.

Modernismo – Fase Heróica

  Começando pelo seu contexto histórico desta primeira fase do Modernismo, a fase ‘’Heróica’’ a palavra heróica se diz destruir e estabelecer novos paradigmas de arte. Aqui foi esta a missão que seus artistas se proporcionavam a seguir adiante, cobrindo aqueles pilares de arte acadêmica tradicional ‘’Importada’’ da Europa durante anos. Hoje com uma postura carregada de destruição a tradições, pretendia dar inicio a uma mais nova cara a arte brasileira. Chegamos então a concluir nesta primeira fase, uma fase conturbada, buscando inovações, para apagar de vez a tradição de origem obtida no passado. Deu-nos a entender que o centro aqui, é o uso do que é belo estético naturalmente, que incorpora a quebra das correntes que limitava a visão desta natureza. Negando as regras, pois no final mesmo sem regras se obtêm o mesmo sentido. No caso do linguajar brasileiro espontâneo, a forma da pronuncia dava-se uma série de apreciar a beleza das falas em diferentes sotaques, como também o uso enfático do humor, da ironia e do sarcasmo, o questionamento do status quo. Como uma fase que traz rimas relevantes, conteúdos simples, do cotidiano. Mesmo que este trazia reflexões tão complexas, nós conseguiríamos extrair a clareza dos poemas em questão.

 Esta fase também trazia com ela o deboche, o sarcasmo através de paródia. No sarcasmo era possível romper certos mitos de uma tradição, que conhecíamos, mas numa forma de ironia era possível viajar sobre ela, e trazer outros conhecimentos de forma bem mais clara. Na paródia também era possível trazer um novo sentindo de um texto clássico já conhecido ou não, mas como visões bem mais detalhadas e falas ocultas que se apareciam no decorrer dela. Estes elementos eram usados através de propostas das vanguardas o cubismo, como aparece no Modernismo trazido das elites Vanguardas Artístico Européias, uma idéia não copiada, e mais precisamente adaptada para as realidades. Como o uso de uma Liberdade de Expressão.

 Usava-se também o verso livre, sem limite. Dematização de o cotidiano pegar o que existe na vida cotidiana, e trazer para a arte. Com a linguagem viva usada no presente. Teve destaque nesta fase o trio comandado por: Mário, Oswald e Bandeira.

A segunda fase do Modernismo foi à fase da geração 30.

Mais precisamente falando a chamamosela de ‘’Modernismo geração 30’’.

Modernismo – geração 30

  Aqui nesta fase diferente da primeira, a conquista desta geração de 22 já se encontrava estável. Mas não necessariamente já consumadas, ainda era preciso digeri-las primeiro, achar significados que a exemplificasse de uma forma aceitável, principalmente neste mundo onde vivemos tão cheio de dúvidas decorrente ao presente novo, a aceitação, as complicações que o novo poderá apresentar presente e futuramente, devido a possíveis guerras já vistas decorrente a mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com