TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação sala de cultura

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.762 Palavras (16 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

José Carlos dos Santos – RA 1299112083

Curso de Letras

Disciplinas norteadoras:

Língua Inglesa I- Fonética e Fonologia- Teoria Literária

Teoria do Letramento - Direitos Humanos Fundamentais

Criação da Sala de Cultura

Tutora a distância: Laís Helena Nantes Barbosa

São Bernardo do Campo/SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

José Carlos dos Santos – RA 1299112083

Criação da Sala de Cultura

Atividade prática supervisionada nas disciplinas:

Língua inglesa I; Fonética e Fonologia; Teoria Literária

Teoria do Letramento; Direitos Humanos Funda mentais

Do Curso de LETRAS

Da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado

Como requisito para nota do trabalho, sob a orientação

Da tutora a distância: Laís Helena Nantes Barbosa

São Bernardo do Campo/SP

2015

Sumário

1. ITRODUÇÃO 4

2. PASSO 1 5

3. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 5

PROJETO ARAUTOS DO CONHECIMENTO 5

Mapeamento do Perfil da Escola 5

4. PASSO 2 9

Mapeamento 9

5. PASSO 3 12

Saída com os alunos para a entrega dos panfletos. 12

6. PASSO 4 15

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

8. REFERÊNCIAS 16

1. ITRODUÇÃO

Ao me colocar no lugar de um professor escolar que encontrou um cenário bem comum nas escolas brasileiras, a evasão, “números de estudantes e motivos diversos, são assustadores”. No entanto, um dos motivos do abandono da vida estudantil, era a biblioteca decadente, com um acervo antigo e sem renovação. Não obstante, para reverter o quadro de desistência sistemática na unidade, não havia recurso para a desejada transformação.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei um mundo particular dos leitores, técnicas para compor uma biblioteca e conservar seus livros, como arrumar e organizar o espaço físico, formas de catalogar entre outras curiosidades.

E desta forma incorporei um professor com um desafio para definir. Assim que cheguei à esta escola, isto é, há pouco tempo. Fiquei bastante preocupado com a evasão dos alunos.

Em uma reunião com professores, que já estavam na escola há mais tempo, acabei descobrindo uma das razões. A nossa biblioteca da escola, era um dos motivos do desinteresse dos alunos. Obsoleta, desatualizada, rudimentar, arcaica, entre outros adjetivos dado para à biblioteca, pelos alunos e também professores.

Diante dessa situação, recomendei aos demais colegas uma força tarefa, para dar vida nova à biblioteca. Sendo assim, apresentei que, mudássemos o nome da biblioteca para “sala de cultura”, que abrigaria não somente livros, mas também um acervo de filmes de todas as categorias, para empréstimo aos alunos.

Porém, não tínhamos verba para implantação do novo projeto. Foi aí que apresentei uma concepção aos alunos e professores. Solicitei colaboração de todos, para a grande reforma e, transformação.

A ideia é a seguinte: sair junto com professores e alunos, pelas ruas de bairros próximos à escola, para que pudéssemos fazer entrega de panfletos, com pedido de doação de livros e filmes.

Considerando as informações contidas no enunciado, o conteúdo ministrado acima. As leituras realizadas e a análise deste Desafio Profissional, deve ser, desenvolvido em quatro passos.

2. PASSO 1

3. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Para compor uma equipe que sairia pelas ruas dos bairros próximos, realizamos uma reunião para que, selecionássemos quais seriam os alunos e professores, para este importante projeto. E, também, debatemos qual seria a forma correta da abordagem aos moradores circunvizinhos. Outrossim, por convenção ficou decidido que, nos dividiríamos em duas equipes, e também, a de sair três vezes na semana. Uma equipe se encarregaria de sair de manhã, e, a outra à tarde. A forma que admitimos para sair, seria intercalar entre um dia sim e um não. Faríamos o pedido em um dia, e retornaríamos após dois dias, dando tempo hábil para que as pessoas pudessem selecionar e doar o material.

Sendo assim, segue os nomes dos alunos e professores, encarregados de articular e colocar em prática tudo o que já foi definido. Além, do nome do nosso projeto que está vinculado ao nome das equipes:

PROJETO ARAUTOS DO CONHECIMENTO

Turma da manhã

Professor (a) de Língua Portuguesa: José Carlos dos Santos

Aluno (a) Samanta Dantes

Aluno (a) Thiago da Costa Filho

Aluno (a) Matheus Campestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com