TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Profissional

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]      UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC I

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – SUPROF

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO PARA A EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA POR EIXOS TECNOLÓGICOS

ITAPETINGA – BA

2014

CIZÉLIA SANTOS DE OLIVEIRA DIAS

ELIANA MAGALHÃES FERNANDES PEREIRA

FABÍOLA BONIFÁCIO BRIGE

ISABEL DA COSTA SILVEIRA SILVA

MARIA NEUZACARNEIRO DE MORAIS

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA POR EIXOS TECNOLÓGICOS

Trabalho apresentado ao Prof. João Batista V. de Nascimento como critério de avaliação parcial da disciplina Pressupostos Filosóficos, Sociais e Políticos que fundamentam a ação pedagógica na Educação Profissional.      

ITAPETINGA – BA

2014

Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos. De:Lucília Regina de Souza Machado. Modulo I,pg.174-190. Por: Cizélia S. O. Dias; Eliana Magalhães Fernandes Pereira; Fabíola Bonifácio Brige;Isabel da Costa Silveira Silva; Maria Neusa Carneiro de Morais.

ATIVIDADES DE ESTUDO

Questão:

A partir da concepção de “eixos tecnológicos” para organização da educação profissional, em grupo, discuta sobre quais são as dificuldades enfrentadas pela sua região em relação à educação profissional e quais são os desafios frente à proposta de Eixos Tecnológicos.

O artigo “Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos de Lucília Regina de Souza Machado”, descreve as motivações oficiais que levaram o Sistema de Organização da oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil a perpetrar alterações. A autora citaos pretextos, asperspectivas, implicações e em especial,argumenta,as razões favoráveis aessas decisões sobre a inserção dos Centros politécnicos comuns nas concepções pedagógicos dos cursos e destacaa seriedade do aprendizado interdisciplinar.

A partir da leitura desse artigo, percebemos que essas mudanças têm acarretado algumas dificuldades na nossa região em relação à Educação Profissional e que, são grandes os desafios frente às propostas de Eixos Tecnológicos. Dentre eles podemos citara compreensãoda concepção da tecnologia e das finalidades e as características dos cursos de educação profissional e tecnológica por parte de discentes, docentes, funcionários e do próprio sistema de ensino.

É manifesto que esse nova proposta de organização de educação profissional por eixos tecnológico demanda tempo e esforço para a comunidade escolar conceber.Entendemos que precisamos amadurecer mais nossos diagnósticos para estabelecer novas ideias de concepção e novos padrões e caminhos profissionais que contribuem para superar os desafios intrínsecos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com