TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso da Educação Na Finlândia

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo da Metodologia ativa é colocar o auno como centro de seu aprendizado, em outras palavras, o aluno se torna o protagonista da própria aprendizagem, atuando de forma direta na construção da mesma.

O sistema de educação da Finlândia é considerado um dos melhores do mundo, pois acredita e trabalha com metodologias ativas, onde a educação é vista como prioridade, tendo baixo custo em alguns segmentos, e em outros sendo totalmente gratuito. Neste país, a educação é trabalhada com foco no aluno frente a sua aprendizagem.

Nas escolas do Brasil, utilizaria dois exemplos que são bem práticos, e que em algumas instituições já são utilizadas, ainda não como deveria, mas já se projeta, as quais seriam: Sala de aula invertida- em que o aluno estuda o conteúdo e apresenta para o professor e para toda a turma, seguindo de contribuições, caso necessário. E também a metodologia da aprendizagem baseada em projetos, a qual coloca o aluno como construtor de muitas experiências, e conquistador de seus conhecimentos.

Ao utilizarmos as metodologias ativas, é sempre necessário entender que o estudante esteja sempre no centro do processo de aprendizagem. Os professores precisam incentivar os alunos aprenderem partindo de situações reais. Com isso, precisam colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, que busca garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

Assim, tais metodologias auxiliam na construção do currículo, pois é buscado nesta construção colocar o aluno diante de desafios que o faça correr atrás do conhecimento e assim favorecendo o desenvolvimento de sua aprendizagem, e acima de tudo respeitando suas particularidades e o contexto em que o mesmo esteja inserido.

Acerca das práticas que podem ser desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, que contemple tais metodologias ativas, ressalto os debates acerca de temas transversais que vem inseridos dentro dos textos, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e dando a oportunidade para que eles formem seus conceitos e opiniões. E também utilizaria um trabalho como projetos que estudará assuntos gramaticais através da música, assim pode-se envolver um conteúdo gramatical e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com