TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão das tecnologias nas escolas

Por:   •  26/9/2019  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Camila Angélica Vieira Miranda - Letras

Questão 1

Esses aspectos podem interferir na pesquisa escolar de forma que o aluno, que está em processo de aprendizagem, ainda construindo sua interpretação crítica, não consegue separar os resultados de sua pesquisa corretamente. Muitas vezes os alunos simplesmente jogam o tema da pesquisa no google e copiam o primeiro que enxergam, dessa forma , como a internet tem vários textos, e assuntos inúteis, muitas vezes isso pode comprometer a pesquisa. Mas se o aluno estiver disposto a ler o que encontrar, pesquisar de verdade, construir uma linha de pensamento a partir do tema proposto, aí sim a internet seria uma ótima ferramenta de pesquisa para este aluno. Para evitar esse tipo de risco com alunos, o professor deve pedir uma pesquisa mais detalhada e passar algumas fontes confiáveis, links de sites, textos e etc.

Questão 2

Existem dois pontos a serem observados nessa exigência que algumas escolas fazem: uma delas é o fato de que pedir para as pesquisas serem feitas de forma manuscritas, não impede o aluno de copiar o que está na internet e o outro ponto a ser observado é que exigindo que seja feito de forma manuscrita “obriga” o aluno a ao menos ler o que ele pesquisou. Entretanto há casos que é importante a pesquisa e formulação de trabalhos no computador, afinal estamos na era digital.

Questão 3

Muitas vezes os alunos, nesse tipo de pesquisa, olham apenas os primeiros sites que aparecem no google, como professor, eu vou olhar o que esses sites principais estão falando e ficar de olho em alunos que apenas copiam, e também é necessário ensinar os alunos a como pegar as informações em um site e trabalhá-las para uma pesquisa. Essa questão do copia e cola, pode acontecer porque não é ensinado aos alunos como fazer uma pesquisa. Então antes de dar uma pesquisa para fazerem, eu vou ensinar como pesquisar, ensinar o que é plágio e etc.

Questão 4

Como professora, não acharia válido esse tipo de trabalho, pois o remix não é nada mais que copiar e colar trechos de vários autores diferentes e assim o aluno não produziu nada.

Questão 5

Acho as duas posições dos professores válidas, pois cada professor tem que se adequar, do seu jeito, as dificuldades que vão aparecendo. Pessoalmente, gostei das duas idéias e usaria as duas enquanto professor, pois dessa forma os alunos podem trabalhar a interpretação com as perguntas do professor relacionadas à pesquisa e também a oralidade e desempenho dos alunos com a apresentação da pesquisa, o que é muito necessário, principalmente no ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com