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Literatura Infanto Juvenil

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

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 Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Unidade Campo Limpo
Curso Letras

LITERATURA BRASILEIRA

São Paulo – SP

04/2014

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Unidade Campo Limpo
Curso Letras

LITERATURA INFANTO JUVENIL

Andréa Maria da Silva RA: 1299597898

Angela Maria Patrocínio RA: 5828172211

Diviane de Jesus Almeida RA: 1299176155

Laís de Azevedo RA: 5630110746

Sandra Bonfim dos Santos RA: 5670968701

Waldomiro Vitorino da Silva Jr RA: 8405114254

Trabalho de ATPS – Atividade Prática Supervisionada da Faculdade de Letras da Anhanguera Educacional, sob a orientação da Professora e Orientadora Elenice Lisboa.

São Paulo – SP

04/2014

A FORMAÇÃO E O SIGINIFICADO DE ALGUNS CONTOS MARAVILHOSOS INFANTINS ESCRITOS ENTRE OS SÉCULOS XVII E XIX.

        A formação da literatura infantil já ocorre há alguns séculos, mas em suas origens eram destinadas ao público adulto e com o passar do tempo através de um misterioso processo, se transformaram em literatura direcionadas as crianças. No entanto, antes de se tornar literatura infantil foi rotulada como literatura popular onde eram passados valores e padrões a serem seguidos pela sociedade leitora, nascente do domínio do mito da lenda e do maravilhoso.

        Segundo Nelly Novaes Coelho “É, pois, nesse período de amadurecimento interior que a literatura infantil e, principalmente, os contos de fada podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta”. (pág. 54 – Nelly Novaes Coelho)

        Onde há uma divisão das personagens identificando-as como boas ou más, belas ou feias, facilitando a compreensão de alguns valores básicos da conduta humana e/ou do convívio social. Dessa forma a característica dos contos maravilhosos é a identificação e análise do certo/errado.

        O Conto Maravilhoso é considerado toda situação que ocorre fora do entendimento que envolve o espaço/tempo ou em local vago e indeterminado na Terra, são fenômenos que não obedecem às leis naturais que regem o planeta. E sempre foi o elemento mais importante da literatura infantil, exemplo, Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho.

ANALISE DO CONTO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

[pic 1]

ALICE PLEASANCE LIDDELL

        O Conto de Alice no País das Maravilhas vêm sendo lidos e ouvidos há muitas e muitas gerações e foram reescritos nas mais diversas linguagens e escritos em diferentes estilos uns tem séculos de idade e outros foram publicados recentemente.

        Em analise as contos de diferentes tradutores observamos que na tradução de Ligia Cademartori o livro é dirigido a diferentes públicos.

        Para Ligia Cademartori “Esta narrativa atrai pessoas de diferentes idades crianças jovens e adultos se encantam com aventuras vividas no país das maravilhas...” (pág. 10 – Ligia Cademartori).

        Quanto na tradução de Nelson Ascher e Francisco Achcar “Diante disso não seria exagero afirmar que este foi considerado livro para crianças pequenas, discrepava muito dos padrões convencionais para poder ser pacificamente aceito pelo universo adulto de sua época.” (pág. 5 - Nelson Ascher e Francisco Achcar).

        Analisamos que em uma das obras citadas traz uma narrativa fluente e rica e a outra uma narrativa composta de prosa e verso, no entanto, as duas são histórias que estimulam e desafiam a imaginação e o entendimento para pensar sobre o sentido das coisas.

        Tem sentido?

        Que sentido?

        Quer saber?

        “Entre na toca e vá atrás de Alice que vai atrás do Coelho.” (pág. 11 – Ligia Cademartori).

ALICE NO PÁIS DAS MARAVILHAS

ANTES

DEPOIS

- narrativa fluente e rica

- narrativa em prosa e verso

- linguagem formal

- linguagem coloquial

- narrativa em 1ª e 3ª pessoa

- narrativa em 1ª e 3ª pessoa

- ilustrações influenciadas pelas pinturas renascentistas direcionadas ao público adulto

- ilustrações modernas direcionadas ao público infantil

- repressão da vontade individual

- repressão da vontade individual

- literatura vitoriana

- literatura infanto juvenil

[pic 2]

‘Lá no céu, como travessa para chá, voas depressa.

Pisca, Pisca’.

[pic 3]

“Sobre o mundo vai voando bandeja de chá levando”.

CARACTERÍSTICAS E INDIVIDUALIDADES DAS ILUSTRAÇÕES DO ANTES E DEPOIS

DESENHOS ANIMADOS

[pic 4]

[pic 5]

FILMES

[pic 6]

[pic 7]

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

[pic 8]

[pic 9]

JOGOS

[pic 10]

[pic 11]

CONCLUSÃO

        

        Analisamos a partir do trabalho apresentado que a literatura infantil é um processo fundamental na formação psicológica e física, hoje se sabe que só se desenvolve o gosto pela leitura por meios de aproximação afetiva e significativa dos livros, tanto para a criança quanto para o jovem, fazendo da leitura uma fonte de informação para agregar conhecimentos no decorrer de suas experiências na aprendizagem.

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