TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  1/4/2017  •  Monografia  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 11

A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Aluna: Carla Andreia Sousa Rodrigues

Polo: Santana do Livramento

Orientador: Maribel Motta    

Resumo: A música sensibiliza, libera emoções, estimula áreas do cérebro que nenhuma outra técnica pode estimular, envolve o aluno tímido e prende a atenção do mais extrovertido, é uma linguagem universal. Aliar a música ao ensino de espanhol em uma fase onde a criança ainda não é alfabetizada e tem a ludicidade como primazia não só é essencial, mas fundamental. A Educação Infantil é a menina dos olhos de qualquer escola, é a porta onde o aluno dá o primeiro passo para a vida escolar, momento em que sua noção de mundo aumenta, o docente que exerce sua função na Educação Infantil tem muitos desafios, e cabe a ele colorir todo o aprendizado do aluno. Só é possível aprendermos quando somos expostos, o mesmo acontece com um segundo idioma, é preciso expor nossos alunos para que se dê a aprendizagem. O Ensino de Espanhol na Educação Infantil não é comum na grade curricular, e muitas vezes nós docentes não temos o material disponível para realizarmos o projeto desejado. Por meio da experiência obtida durante as práticas de estágio no curso de Letras Espanhol a Distância foi possível observar o quanto é efetiva a aprendizagem com música, pois estimula a compreensão auditiva, a emoção, o corpo e as funções cognitivas. Desta forma, o presente trabalho objetiva compartilhar com estudantes, profissionais e interessados no Ensino de Espanhol na Educação Infantil o conhecimento do quanto a música como estratégia educacional é eficaz e traz ótimos resultados como método de aprendizagem.

Palavra-Chave: Aprendizagem, Música, Ensino de Espanhol, Educação Infantil.

1. Introdução

        O Idioma Espanhol é a terceira língua mais falada no mundo e ao introduzir este idioma na mais tenra idade é possível desenvolver o gosto e o interesse pelo estudo desta língua estrangeira. Faz parte do senso comum a ideia de que as crianças aprendem rápido e que respondem com facilidade a novos estímulos. Partindo deste pressuposto e vista a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento futuro do ser humano, a educação infantil, como afirma David Whitebread (1996), tem a responsabilidade de incentivar tanto o desenvolvimento intelectual da criança quanto seu desenvolvimento emocional e social. No Brasil o espanhol integra o currículo de muitos cursos de ensino fundamental, médio e superior, porém, não faz parte da educação infantil. Conhecer a língua espanhola significa aperfeiçoar o intercâmbio de diferentes tipos de conhecimentos o que é fundamental na educação infantil, possibilitando assim um leque imenso de informações culturais.

         Cabe ao docente apresentar às crianças um novo idioma, auxiliando-as a produzir e desenvolver sua comunicação no idioma espanhol, com qualidade e sensibilidade, respeitando suas necessidades cognitivas, emocionais, psicológicas e físicas. Daí a importância de um estudo aprofundado nas estratégias que são eficazes para a aprendizagem na educação infantil de uma segunda língua. O público não alfabetizado memoriza e aprende, existem métodos que são muito mais efetivos no qual não há necessidade de papel e lápis.

         A música comprovadamente é um desses métodos, corroborando com a pedagoga especialista no ensino de música Maria Lúcia Cruz Suzigan(2006) que afirma em seu artigo que a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a oral e a escrita.  A utilização de música em sala de aula estimula e promove a prática do vocabulário ativo do idioma estudado, além de tornar o aprendizado mais rápido, de fácil memorização, incluindo os alunos tímidos que embalados pelo ritmo e letra cantam e dançam coreografando o que é pedido na música, tornando a aula mais dinâmica, alegre e animada.

         Rocio,2010 afirma que:

Para o ensino da língua estrangeira a música é um dos instrumentos mais facilitadores, pois a canção por si só já estimula o aprendizado, além de ser um meio de praticar estruturas linguísticas, vocabulários, entonações e pronuncias para ilustrar um tópico, uma história, para acrescentar informações da cultura do pais, para compreensão, diversão e estímulos. (Rocio,2010)

        O docente que opta pela utilização de música no ensino de espanhol na educação infantil só tem a ganhar, o ensino se torna mais fácil, mais alegre, mais lúdico, mais instantâneo, o aluno sente-se motivado, é um método vivo.

        É visível e palpável a reciprocidade do aluno, o discente leva a canção pra casa, e o feedback é instantâneo, logo no dia seguinte a mãe pergunta que música é que o seu filho esta cantando.  A criança magicamente envolvida pela música também quer envolver seus familiares e assim se cria um círculo de ensino- aprendizagem efetivo.

        As músicas voltadas para o público infantil possuem coreografia, o que dispensa a tradução de muitas palavras desconhecidas. A repetição da letra, o refrão também facilitam o entendimento. Através da música é possível inserir o aluno na mais tenra idade à pluralidade cultural, levando em conta suas habilidades. Um aprendizado de línguas voltado para a ludicidade, à diversão e o prazer de conhecimento constrói o gosto pelo novo, o que será sentido ao longo de sua vida escolar.

  1. Objetivo Geral
  • Abordar a relevância da utilização da música como estratégia eficaz para o ensino de espanhol na educação infantil.

  1. Objetivos Específicos
  • Identificar os benefícios da utilização da música em sala de aula.
  • Compreender a importância do ensino de línguas na educação infantil.
  • Evidenciar a eficácia da música quando empregada pelo docente na educação infantil no ensino da língua espanhola.

.

2. Metodologia

        De natureza qualitativa, este trabalho tem como cenário a Escola de Educação Infantil Bem Querer, turma de jardim B, alunos com idade de 5 a 6 anos, todos os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados através de práticas pedagógicas e observações que foram realizadas no período de estágio final para conclusão do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol da Universidade Federal de Pelotas. Diretamente ligada a esta pesquisa no papel de personagem docente tive o prazer de vivenciar as experiências dentro de sala de aula, e as nuances visíveis diante deste instrumento que é a música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com