TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo - Avaliação no ensino a distância

Por:   •  30/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO 2

Para essa atividade você deverá ler atentamente o artigo “Avaliação no ensino a distância”, de JOÃO FRANCISCO SEVERO SANTOS. Recomendamos que você tome notas por escrito e reflita sobre as ideias do autor. Inserindo ideias do autor do artigo indicado, escreva um texto de uma a duas páginas (fonte 12, entrelinha simples) em que irá apresentar suas opiniões sobre a avaliação da aprendizagem na EaD e irá discorrer sobre como você irá se preparar para as suas avaliações durante o curso a fim de obter o melhor proveito possível dos seus processos de aprendizagem na UFC.

Há uma grande dilema entre os especialista a respeito das formas de aprendizagem na EAD. Será que as universidades estão formando alunos preparados para o mercado de trabalho ou aperfeiçoamento profissional? Tem-se um certo preconceito, ainda, quanto a forma de aprendizagem na (EAD) devido falta de estrutura nessa modalidade de ensino e adequação à realidade brasileira.

Percebe-se que esse novo modelo de ensino(EAD) não só prepara o aluno para o mercado de trabalho como também desenvolve habilidades essenciais no dia a dia como autonomia, disciplina, metodologia, foco, autodeterminação, organização e etc.

Nesse novo modelo o enfoque do ensino-aprendizagem não se limita apenas avaliação presencial, mas também a todos as atividades que permitem uma pré-avaliação do aluno através de fóruns de discussão, trabalhos, webconferências e chats. Tomando como exemplo os fóruns de discussão, local onde ocorrem interações constantes entre os alunos e a tutoria, servem como parte do processo de avaliação quantitativa e qualitativa, além de permitir que o professor avalie o nível de aprendizagem dos alunos de forma que se tome conhecimento das dificuldades de cada um colaborando no processo de ensino-aprendizagem.

Apesar da falta de consenso em relação as formas de avaliação na modalidade

EAD, acredito que tenha evoluído bastante nos últimos anos e que cada vez mais novas formas de avaliação sejam desenvolvidas melhorando o progressivamente a aprendizado do aluno na Educação à Distância.

Minha preparação seguirá diversas vertentes desde apostila da UFC/UAB até outras fontes na internet.

Inicialmente acompanhamento através das aulas disponibilizadas no ambiente virtual do solar conforme a liberação das aulas - podendo adiantá-las conforme o tempo que terei disponível.

As aulas no solar são de suma importância para o aluno, pois é um material didático de excelente qualidade desenvolvido especialmente para formandos da UFC Virtual.

Também me dedicarei aos links contidos nas aulas - artigos, vídeos, livros, revistas e etc. Esses links tem contribuído no aprendizado pois visam ampliação e aprofundamento do conteúdo, uma forma complementar o assunto, através de vídeos explicativos, pesquisa acadêmicos, artigos científicos entre outros.

Destacarei as referências bibliográficas utilizada pelo autor da apostila UFC/UAB, pois são fontes que servem como embasamento de todo material que foi elaborado, sem desmerecer, claro, as dicas de leitura do tutor à distância - docentes habilitados e qualificados especificamente naquela disciplina a qual acompanhará os discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com