TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA

Por:   •  3/4/2019  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA

MOURA, J. S. A. O ensino da variação linguística em sala de aula. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, 2011, Alagoas. Anais.

A obra expôs a importância do ensino da variação linguística nas escolas e propôs uma reforma dos atuais modelos de ensino da língua. O autor ressaltou que o objetivo desta reforma não é deixar a normatividade da língua de lado, mas propiciar que os alunos tenham contato, em sala de aula, com os múltiplos usos de uma mesma língua.

O artigo possui seis páginas e foi dividido em quatro seções: Introdução; A Variação em pauta; Para uma educação linguística em sala de aula; Conclusão.

Os estudos desenvolvidos a partir do século XX trouxeram alternativas de como introduzir, nas instituições de ensino, estudos aplicados não exclusivamente a norma padrão da língua, mas também a variação linguística.

Houve, a partir da teoria da variação linguística, uma noção de que a língua é heterogênea, ou seja, que ela muda no tempo e no espaço e varia conforme fatores internos (linguísticos) e externos (sociais) em determinados contextos sociais e históricos, podendo haver, assim, diferentes registros e ocorrências da língua tanto na fala quanto na escrita.

O autor percebeu que as escolas não podiam mais ignorar a realidade viva da língua, então disse que as escolas deveriam ter o ensino democratizado para as variações linguísticas, e que os alunos deveriam ter incentivo para a formação de senso crítico. Para isso, durante a graduação, os futuros professores deveriam ser incitados a propor uma metodologia de ensino que englobasse a gramática tradicional e a variação linguística.

Em suma, o autor declarou que as propostas abordadas no artigo não podem ser abandonadas e que os professores devem ser estimulados durante o ensino superior a levá-las adiante e a propor inovações linguísticas.

O artigo que visa mudar o ensino da língua nas escolas é recomendado a todos os estudantes e pesquisadores da área de Letras, pois exibe a necessidade da ênfase não somente na gramática normativa, mas também de uma mescla entre ela e a linguística. Além disso, possui uma escrita clara e discussões embasadas em importantes estudiosos.

O autor, José Sérgio A. de Moura, é Doutor em linguística pela Universidade Federal de Alagoas e professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em Redenção, no Ceará.

Resenhado por Eduarda Fortaleza Cunha Ramos, Letícia Lara Santos Bernardes e Joel Darcie, estudantes do curso Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana na Universidade de Brasília.

Referências bibliográficas

BAGNO, Marcos. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In: BAGNO; GAGNÉ; STUBBS. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael (Eds). Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola. O que é, como se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com