TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Para o Ensino da Leitura na Sala de Aula

Por:   •  18/7/2022  •  Artigo  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 5

LITERATURA DE CORDEL: Contribuições para o ensino da leitura na sala de aula

Isac Mendes da Costa¹

Adriane de Almeida Afonso²

RESUMO

A presente pesquisa centra-se em estudar a possibilidade de a literatura de cordel trazer contribuições para o ensino da leitura na sala de aula. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa para o despertar do ato de ler por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações. Diante disso tem-se como principal objetivo analisar a relação entre a literatura de cordel e a leitura. Para a construção deste artigo, serão abordados teóricos como Sebastião Nunes, Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro dentre outros. Os efeitos do estudo mostram a importância da literatura do cordel e sua abrangência, uma vez que o cordel proporciona a tradição de um povo e o ensino não pode ficar afastado dessa cultura. O gênero cordel em sala de aula além de ser dinâmico, pode contribuir para o desenvolvimento da leitura, concedendo a chance de um entendimento social e crítico do educando.

Palavras-chave: Escreva entre três e cinco palavras-chave relacionadas ao seu artigo.

1. INTRODUÇÃO

literatura, de um modo geral, é fundamental para o processo de formação escolar do aluno, por isso entendemos que os diversos gêneros literários necessitam de maior atenção por parte dos educadores de modo que os alunos sejam estimulados no ato da leitura.

Justifica-se a escolha desse tema pelo fato de compreender que essa modalidade literária é um meio rico em significações; simbólicas, históricas e culturais que propiciam conhecimentos e informações potenciais e enriquecedoras capazes de influenciar positivamente na formação leitora dos educandos de caráter crítica, reflexiva e comunicativa, permitindo aos professores trabalharem novas desenvolturas e fortalecer alguns saberes sintonizados com as novas questões educacionais.

Diante do exporto, levantamos a seguinte indagação: em que a literatura de Cordel contribui para o despertar do ato de ler?

Como se deu o processo histórico da literatura de Cordel; 2) qual a contribuição da literatura de Cordel em sua tradição oral e escrita; e 3) qual a contribuição da literatura de Cordel para a formação do aluno leitor.

Como objetivo Geral, este trabalho visa analisar a contribuição da literatura de Cordel para o despertar do ato de ler nos alunos, pois entendemos que esta literatura a utilização deste gênero literário auxilia potencializa a aprendizagem da leitura e da escrita.

Para atender ao objetivo geral, elencamos três objetivos específicos para responder a problemática levantada por esta pesquisa, sendo elas: 1) realizar um panorama histórico da literatura de Cordel; 2) investigar a contribuição da literatura de Cordel em sua tradição oral e escrita; e 3) analisar a contribuição da literatura de Cordel para a formação do aluno leitor.

Na construção deste paper, serão abordados teóricos como: Sebastião Nunes, Ana Cristina Marinho e Hélder Pinheiro dentre outros.

Este trabalho está dividido em três partes, além da introdução. Na primeira parte, é feito um panorama histórico sobre literatura de cordel até sua chegada em terras brasileiras. Na segunda as características do gênero. E, na terceira parte do estudo, será evidenciado como o gênero literário cordel pode contribuir para a formação do aluno leitor.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 UM PANORAMA HISTÓRICO DA LITERATURA DE CORDEL

Antes de começamos a observar sobre a importância do cordel para o despertar do ato de ler nos alunos, se faz necessário conhecer o panorama histórico desse gênero, fazendo com que o cordel seja visto como instrumento contributivo no processo de letramento de forma produtiva e prazerosa.

Segundo Marinho e Pinheiro (2012) a literatura de Cordel que conhecemos hoje teve início na Europa no século XVII, tendo grande acessibilidade a maior parte da população da época, por ter uma forma editorial de baixo custo. Era vendido em feiras populares, prática, que no Brasil, persiste até os dias atuais. Seus autores o cantavam ou declamavam tornando o folheto mais atrativo.

A literatura de cordel no brasil segundo Santana e Batista (2007), foi introduzida através dos portugueses colonizadores, em folhas esparsas e até mesmo em manuscritos. No entanto, somente após algum tempo, com o advento das tipografias no fim do século passado, a literatura de Cordel acabou se fixando no nordeste brasileiro. Todavia no início,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com