TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor

Por:   •  8/10/2021  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

O papel do professor para a aprendizagem

        O professor exerce um papel de grande importância no sentido de desafiar os conceitos já aprendidos, ampliando-os e tornando-os mais consistentes, de modo a abrir janelas para o aprendizado de novos conceitos. A partir do aprendizado eficaz, o aluno adquire novas possibilidades, facilitando novas aprendizagens.

        O aprendizado é o responsável por criar a zona de desenvolvimento proximal, porque propicia a interação com outras pessoas, possibilitando à criança movimentar processos de desenvolvimento que não faria sozinha. Para Vygotsky o aprendizado não possibilita apenas, mas também orienta e estimula o processo de desenvolvimento.

        De acordo com Vygotsky (2004, p.143), “nenhuma forma de comportamento é tão forte quanto aquela ligada a uma emoção. Por isso, se quisermos suscitar no aluno as formas de comportamento de que necessitamos teremos sempre de nos preocupar com que essas reações deixem um vestígio emocional”.

        Ao professor cabe, portanto, despertar o aluno para a aprendizagem. Para tanto, o aluno tem que estar motivado, querendo aprender, sendo desafiado a descobrir coisas novas e entender o funcionamento delas.

O trabalho do pedagogo deve consistir não só em fazer com que os alunos pensem e assimilem geografia, mas, também a sintam. Por algum motivo essa ideia não costuma vir à cabeça, e o ensino de colorido emocional é entre nós um hóspede raro, o mais das vezes relacionado a um amor impotente do próprio professor por seu objeto, professor esse que desconhece os meios para comunicar essa matéria aos alunos e por isso costuma passar por esquisitão (VYGOTSKY, 2004, p.144).

        Para Vygotsky (2004), são as reações emocionais que formam a base do processo educativo. A mesma disciplina ministrada por professores diferentes será mais bem assimilada pelo professor que valoriza a emoção na transmissão do conhecimento. É esse momento de emoção e de interesse que se transforma no ponto de partida para o trabalho educativo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com