TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Sociologia

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Escola Estadual São Gabriel

São Gabriel Do Oeste MS

30 de novembro de 2012

Introdução

Nesse trabalho iremos explicar oque são os Estados liberais, Os Estado fascista e o Estado soviético, O Estado do bem-estar social.

O Estado fascista e o Estado soviético

No começodo século XX, esgotado pelas próprias condições sociais e econômicas que o geraram, o Estado liberal não dava mais conta da realidade e dos interesses da burguesia. A partir da Primeira Guerra Mundial,surgiram duas novas formas de organização estatal: o Estado fascista e o Estado soviético.

O Estado fascista foi organizado nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Itália e depois na Alemanha e emvários países europeus, com pequenas diferenças. O Estado soviético decorreu da primeira experiência socialista, iniciada em 1917, na Rússia. Por meio dela procurava-se fazer frente às condiçõesprecárias de vida das classes trabalhadoras.

No Estado fascista, a participação política significava plena adesão ao regime e a seu líder máximo, ou seja, ninguém podia fazer qualquer crítica ou oposiçãoao governo.

Essas duas forças políticas se confrontaram durante a Segunda Guerra Mundial. No final do conflito, os vitoriosos dividiram-se em dois blocos: o socialista, liderado pela União dasRepúblicas Socialistas Soviéticas, e o capitalista, sob o comando dos Estados Unidos. Os dois haviam se aliado para participar da guerra e da derrocada do fascismo-nazismo.

A URSS organizava-se como umEstado planificado e centralizado, cujos órgãos estavam ligados ao Partido Comunista. Pois somente ele era permitido.

O modelo soviético de Estado começou a ruir nos países que o adotavam. A queda doMuro de Berlim, em 1989, assinalou de modo emblemático o fim do Estado soviético e o questionamento do poder concentrado num só partido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com