TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO CONSTANTE DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICO RECURSO DISPONÍVEL AO PROFESSOR TEM A VER COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA HÁ COMO USÁ-LO COM EQUILÍBRIO

Por:   •  18/7/2019  •  Artigo  •  5.165 Palavras (21 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

ALEXANDRE HENRIQUE CONCEIÇÃO DE JESUS

O USO CONSTANTE DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICO RECURSO DISPONÍVEL AO PROFESSOR TEM A VER COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA? HÁ COMO USÁ-LO COM EQUILÍBRIO?

BRASÍLIA-DF, 2019

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA

ALEXANDRE HENRIQUE CONCEIÇÃO DE JESUS

O USO CONSTANTE DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICO RECURSO DISPONÍVEL AO PROFESSOR TEM A VER COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA? HÁ COMO USÁ-LO COM EQUILÍBRIO?

Artigo Científico Apresentado à Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Língua Portuguesa.

BRASÍLIA-DF, 2019

O USO CONSTANTE DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICO RECURSO DISPONÍVEL AO PROFESSOR TEM A VER COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA? HÁ COMO USÁ-LO COM EQUILÍBRIO?

Alexandre Henrique Conceição de Jesus1

RESUMO

Este artigo tem como objetivo observar se o uso constante do livro didático tem a ver com a formação acadêmica do professor. Realizou-se uma pesquisa junto aos professores de duas escolas de ensino fundamental do Distrito Federal por meio de questionários dirigidos e de entrevistas individuais a fim de serem levantados dados sobre a frequência e os motivos que levam o professor a utilizar o livro didático de maneira rotineira em sala de aula.

Palavras-chaves: Livro-didático. Uso. Professor.

1. Introdução

"Abram o livro na página tal..." Essa é, provavelmente no imaginário popular, uma das frases mais relacionadas ao trabalho dos professores em sala de aula. Mesmo sendo um clichê, ela indiretamente explicita a importância atribuída a esse recurso educacional. Não sendo consenso entre os professores, o livro didático ora é visto como um recurso fundamental à economia de tempo e à otimização do planejamento da rotina em sala, ora é visto como uma amarra à autonomia do magistério. Polêmicas à parte, atualmente o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui gratuitamente a cerca de 82% dos alunos da Educação Básica obras escolhidas pelo corpo docente das próprias instituições em que estudam2.

O objetivo deste artigo, expresso em seu título, nasceu dessa constatação de que o livro didático está por toda parte efoi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Batista (1999), Bittencourt (1985), Nogueira et al (2017), Silva (2012) e Tagliani (2009 e 2011).

2. Desenvolvimento:

Este estudo não tem a intenção de esgotar o tema, por isso apenas reflete uma mera observação do uso do livro didático nas duas escolas em que este autor leciona. Em razão disso, a população escolhida para fornecer informações a respeito do assunto foi a de catorze professores de português dos Centro de Ensino Fundamental 1 do Guará e do Centro de Ensino Fundamental Polivalente do Plano Piloto. A título de informação, há 8 (oito) Centros de Ensino Fundamental na Regional de Ensino do Guará e vinte e um na regional do Plano Piloto3, e essas são apenas duas das catorze Coordenações Regionais de Ensino (CRE) do Distrito Federal.

Os procedimentos empregados na pesquisa foram: entrega de questionário (APÊNDICE 1); entrevistas complementares após coleta das questões; pesquisa de matrizes curriculares das universidades que formaram os professores entrevistados; tabulação e interpretação dos dados (APÊNDICES 2 a 19).

O grupo de professores para esta análise foi composto de quatorze professores (5 professores e 9 professoras) dentro da faixa etária de 24 a 55 anos de idade, entretanto, duas professoras não quiseram entregar ou responder os questionários distribuídos e não deram outras contribuições a este trabalho. Assim, dos questionários recebidos, tem-se isto: quatro desses professores se formaram na Universidade de Brasília-UnB, três na Universidade Paulista-UNIP e cinco na Universidade Católica de Brasília-UCB (APÊNDICE 2). Para os docentes, fiz a distribuição de questionários (APÊNDICE 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com