TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO - TCA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

FRANCIENY CATRINQUE GOMES DE OLIVEIRA[pic 2]

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM 

UBERABA - MG

2014

FRANCIENY CATRINQUE GOMES DE OLIVEIRA[pic 3]

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM 

Trabalho apresentado à disciplina Trabalho de Construção de Aprendizagem I do Curso Superior de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade de Uberaba, como requisito para obtenção da aprovação na disciplina.

Professor: Marcelo Silva

        

UBERABA - MG

2014

Eu sou Francieny. Sou casada, tenho 22 anos e moro em Águia Branca - ES. Neste 1º momento do processo de aprendizagem estou realizando este tipo de trabalho que é uma reflexão sobre a Etapa I do meu curso.

Bem, ao realizar as leituras, para me interagir dos assuntos tratados, pude notar quão importante é a linguagem e como ela está presente em cada ato do nosso dia-a-dia. O fato da necessidade do homem se comunicar faz com que ele se inter-relacione por meio da fala, escrita, gestos, figuras, cores, ou outras várias formas de interagir na sociedade em que vive. Dessa forma, percebe-se a necessidade do convívio com o outro, dando um pouco de si e recebendo uma parcela da atenção dos outros indivíduos.

Foi possível ter essa noção a partir dos estudos realizados no componente A Linguagem Verbal e o Contexto I, onde vi também as três concepções de linguagem que costumam nortear a prática pedagógica do professor de língua materna: linguagem como expressão do pensamento, como instrumento de comunicação e como processo de ação e interação. Interessante também foi estudar que desde a Antiguidade o homem já havia percebido que as línguas mudam com o tempo, e que havia diferenças mesmo entre comunidades que falavam a mesma língua, o que caracteriza as diferenças linguísticas. Esse componente foi muito importante, pois foi possível conhecer importantes conceitos com que o professor irá lidar no seu dia a dia.

O componente de Língua Inglesa no Contexto Mundial I é uma das partes que mais me interessa no curso de Letras. Tenho verdadeira atração para aprender essa língua e saber a importância da língua inglesa como veículo integrador dos diferentes povos é fascinante. Com esse aprendizado, pode-se alavancar o intercâmbio de diferentes culturas e também desenvolver vários tipos de negócios no mercado de trabalho. O livro propôs um breve histórico da língua inglesa, e a presença dessa língua no contexto brasileiro. Também o contato com as quatro habilidades – reading, listening, speaking e writing – foi muito importante e fundamentai, pois elas são como agentes de domínio da língua inglesa.

O componente de O Contexto da Obra Literária I representou para mim a parte mais difícil da etapa. Sempre tentava dedicar mais atenção a esse componente, pois o tema é um pouco complexo. Nele pude entrar em contato com o debate que se estabeleceu em torno da noção de literatura. Quantos nomes de estudiosos pude conhecer – Culler, Wellek, Aguiar e Silva, Eagleton, Frye, Todorov e tantos outros, que fizeram minha mente se voltar apenas para uma pergunta: o que é literatura? O estudo das teorias também foi importante para se entender as diferentes maneiras de abordagem da literatura ao longo dos tempos. A leitura do livro Helena, de Machado de Assis, representou uma oportunidade de discussão sobre uma obra que, por mais de 150 anos, vem sendo lida, e que já foi adaptada para telenovela, nos anos de 1970. Assim como os quadros e poesias que chocaram a sociedade, como Almoço na relva, Olímpia, Flores do Mal, Madame Bovary, e tantos outros.

[pic 4]

Figura 1: Almoço na relva, 1863, Édouard Manet

Tendo por base o componente Escola e Sociedade I, foi possível refletir sobre a educação no paradigma educacional tradicional, as tendências teóricas que interpretam o papel da educação na sociedade, e as pedagogias que surgem dessas tendências teóricas: liberal e progressista. Além disso, ainda foram vistos outros fatos importantes como as concepções de educação e abordagens do processo de ensino e aprendizagem, e estudar sobre a história da educação foi fascinante, principalmente na Antiguidade Clássica, Idade Média, Renascimento, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Depois dessa viagem ao “túnel do tempo”, o poema de Castro Alves trouxe uma belíssima reflexão sobre um triste momento de nosso processo histórico: a escravidão. Eis um trecho:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (145.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com