TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA MÚSICA

Por:   •  2/6/2017  •  Artigo  •  4.083 Palavras (17 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 17

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA MÚSICA

PEREIRA XAVIER, Lavina[1]

Orientadora: MARIS BRITTO MAZIERO, Stela[2]

RESUMO

Por meio da música é possível trabalhar em todos os eixos da educação infantil, pois a música e parte do cotidiano da criança. Através da música o educador tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos com relação a educação do aluno. A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência. O presente artigo objetiva analisar os processos de aprendizagem através da música como instrumento de auxilio no trabalho pedagógico no desenvolvimento da criança, esta pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, com isso, pretende-se entender os benefícios das práticas musicais no desenvolvimento da criança e compreender como os resultados dessas transformações se destacam no aprimoramento do aprendizado escolar. Para tanto, além da revisão bibliográfica realizada em várias fontes, utilizou-se também da estratégia de análise em materiais educacionais. Depreende-se do estudo realizado que o ensino de música torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem escolar.

Palavra-chave: Aprendizagem. Música. Educação Infantil.

INTRODUÇÃO

 

A educação necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento, pois em qualquer disciplina que seja aplicada a uma classe de alunos sempre haverá diferenças individuais, dificuldades que necessitam de um tratamento diferenciado.

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

Como base neste pensamento questiona-se como inserir a música como meio de aprendizagem? Como criar estratégias voltadas para incentivar as crianças a despertarem o interesse de estudarem por meio da música?

O artigo tem como objetivo norteador analisar as práticas musicais no desenvolvimento da criança, pretendendo entender os benefícios dessas práticas para o desenvolvimento infantil.

A inserção da música na escola é um método inovador, pois, alunos que anteriormente sentiam dificuldades no aprendizado, conseguem desenvolver a maioria de suas atividades, como ler, escrever e tem uma interação social maior.

Kitsch e Merle-Fishman apud Bréscia (2003) afirmam que a música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras habilidades linguísticas nas crianças.

Atualmente estudos sustentados nas diversas áreas do conhecimento, como sociologia, psicologia, etnomusicologia, filosofia, dentre outros, estão contribuindo para uma análise mais abrangente e esclarecedora sobre a importância do processo de aprendizagem por meio da música na educação infantil.

  1. ASPECTOS CONCEITUAIS DA MÚSICA

Existe uma variedade de teorias sobre o princípio e a presença da música na cultura humana. O mundo que nos rodeia, expressa uma infinidade de sons, e, em todos os lugares podemos escutá-los: no andar das pessoas, no som de um carro, nos pingos de chuva, nas batidas do coração, num motor, entre muitos outros.

Podemos observar a interação entre a música e o homem nas mais diversas funções: nas cerimônias religiosas, nos rituais profanos, no teatro, na televisão, em todo tipo de entretenimento, nos sentimentos patrióticos e nos momentos fúnebres (ARTEN; ZANCHETA; LOURO, 2007, p. 18).

Segundo Bréscia (2003), a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações.

Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Em cada época e cultura a música tem sido interpretada e definida de diversas maneiras, em sintonia com o modo de pensar, com os valores e as concepções estéticas vigentes.

Desde a Grécia Antiga, a música era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da Matemática e Filosofia. A música no contexto da educação infantil vem ao longo de sua história, atendendo a vários propósitos, como formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, a memorização de conteúdos, números, letras etc., traduzidos em canções. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998)

A palavra música segundo Loureiro (2003, p.33), vem do grego mousiké e designava, juntamente com a poesia e a dança, a “arte das musas”.

Para Brito (2003, p.26) a música tem sido interpretada como “[...] melodia, ritmo, harmonia, [...] elementos que estão muito presentes na produção musical dentre outras possibilidades de organização do material sonoro”.

De acordo com as palavras de Berchem (apud KRZESINSKI e CAMPOS, 2006, p.115) “a música é a linguagem que se traduz em forma sonora capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento entre som e o silêncio”.

Rosa (1990, p.19) identifica a música como “uma linguagem expressiva e as canções são veículos de emoções e sentimentos, e podem fazer com que a criança reconheça nelas seu próprio sentir”.

Para Romanelli (2009), a música [...]

“É uma linguagem comum a todos os seres humanos e assume diversos papéis na sociedade, como função de prazer estético, expressão musical, diversão, socialização e comunicação”. Na escola, [...] “a música é linguagem da arte, [...] é uma possibilidade de estratégia de ensino, ou seja, uma ferramenta para auxiliar a aprendizagem de outras disciplinas”.

Rosa (1990, p. 22-23), também, enfatiza que em espaço escolar:

A linguagem musical deve estar presente nas atividades [...] de expressão física, através de exercícios ginásticos, rítmicos, jogos, brinquedos e roda cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética. A criança comunica-se principalmente através do corpo e, cantando, ela é ela mesma, ela é seu próprio instrumento.

Em contato com a música a criança estará trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela descobrirá suas capacidades e estabelecerá relações com o ambiente em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com