TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO

APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.

Jaqueline Ribeiro Mendes

RA 1636537

UNIP CRUZEIRO –SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

JAQUELINE RIBEIRO MENDES

POSTAGEM: DP (ATIVIDADE 2)

RELATO DE OBSERVAÇÃO E

PROJETO DE TRABALHO-APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR.

Projeto apresentado à Universidade Paulista- UNIP, do curso de Letras, como um dos requisitos para obtenção na nota da disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto, ministrada pelo (a) Prof. (a):

SÃO PAULO

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................... 4

2. OBJETIVOS...................5

3. JUSTIFICATIVAS.................6

4. DESENVOLVIMENTO.....................6

5. CONCLUSÃO................ 7

6. REFERÊNCIAS............7

  1. INTRODUÇÃO

A jardinagem na escola se torna um importante mecanismo educativo para o trabalho em grupo com os alunos, para a disseminação de conceitos de democracia, ecologia, o fazer sustentável, preservação da limpeza dentre outros assuntos aqui elencados, e ainda, para manter os alunos conectados com o fazer da escola um lugar bonito e organizado, perfumado e colorido.

A degradação do meio ambiente e a crise ambiental provocada pela relação utilitarista que o ser humano estabelece nos mundo atual, resulta na nítida degradação do meio ambiente. O grande erro é o fato do se usar, sem entender seu funcionamento, sem ao menos repor o mínimo que foi retirado, tornando escasso os elementos naturais fornecidos pela Terra (água, ar e solo).

Assim, trazer a Educação Ambiental para as escolas possibilidade desde cedo, a transformação ativa da realidade e das condições de qualidade de vida, por meio da conscientização dos alunos e da pratica social com a comunidade, embasados pela Teoria (Loureiro, 2006).

Segundo Loureiro (2006), essa conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e apropriação de diversos conhecimentos. Esse processo torna-se fundamental para se formar sociedades sustentáveis, ou seja, orientar os alunos para enfrentar os desafios da contemporaneidade, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações.

Portanto, a educação ambiental deve ser entendida como algo fundamental para a formação de alunos capazes de entender a realidade, bem como conhecer os perigos de um mau uso do meio ambiente, bem como o que fazer para ajudar na melhora da sua escola e comunidade, ou limpeza da natureza.

Trazer esse assunto para as escolas proporcionará um maior conhecimento e conscientização por parte dos alunos, para que possam pensar mais a respeito dos problemas ambientais e entender que são agentes ativos no processo

Diante da gravidade e importância do problema, algo precisa ser feito, para que no futuro não se torne algo irreversível. A poluição que é causada pelos automóveis e fábricas, causando problemas na saúde e sendo o maior causador do aquecimento global, isso tudo é mais do que prejudicial em todas as esferas sociais e ambientais.

É importante perceber o meio ambiente, não só como conjunto de recursos naturais, mas, numa perspectiva mais global e interativa, também o ambiente construído e transformado pelos seres humanos. Não é possível analisar o ambiente natural isolado do ambiente humano e vice-versa, pois há uma constante interação entre eles. Não há como desconsiderar os reflexos da ação do ser homem com a natureza.

É preciso que mais do que nunca levar o assunto a sério para que possamos formar não apenas indivíduos, mas cidadãos conscientes e dispostos a mudar a realidade em que vivem.

Através da vivência no meio ambiente, o aluno tem a oportunidade de receber novos estímulos motores, como também proporciona um ambiente agradável de forma que todos possam participar e cooperar mutuamente, mesmo diante das diversidades físicas, sociais e culturais, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

  1. OBJETIVOS
  1. GERAIS

O objetivo ao realizar um trabalho de conscientização ambiental a respeito da poluição do ar, é que os alunos entendam a gravidade do problema e se mobilizem para conscientizar outras pessoas, como por exemplo, sua família e amigos, para tanto, teremos dois objetivos principais: estimular o processo de plantio de árvores, onde se espera desenvolver a interação dos alunos com o meio ambiente, trazer a consciência de que salvar a natureza a estar salvando o mundo e faze-los sair do ambiente fechado escolar, desenvolvendo até, quem sabe, o aluno fisicamente.  

                   2.2 ESPECIFICOS

•        Proporcionar conhecimento a respeito do meio ambiente;

•        Estimular a prática física e contato com a natureza;

•        Promover a interação e socialização dos alunos de diferentes faixas etárias;

•        Trazer cidadania e responsabilidade para com o ambiente.

  • Mostrar ao aluno atividade fora do ambiente escolar, longe da tecnologia.

  1. JUSTIFICATIVA

Para estimular o processo do plantio urbano na escola é necessário o Professor informar, em primeiro passo, a importância deste processo e os benefícios que traz para a vida, fazendo isso de uma forma clara e direta, para fácil entendimento dos alunos, através de uma palestra inicial, com fotos, slides ou qualquer recurso audiovisual que possa trazer informação ambiental acerca do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com