TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Atividade

Por:   •  16/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

Leia com atenção o texto a seguir:

Agentes da Corregedoria do Detran, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Civil já prenderam 36 pessoas durante operação, nesta terça-feira, para desarticular uma quadrilha formada por funcionários do Detran, despachantes e zangões que atuavam em pelo menos quatro postos de vistoria. A operação Asfalto Sujo tem como objetivo cumprir 41 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão nos postos do Detran. No esquema criminoso, funcionários, ex-funcionários despachantes e zangões, segundo a denúncia, recebiam propina para realizar de forma ilegal vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documentos.

A investigação sobre a quadrilha começou há seis meses. Os agentes percorrem desde às 6h os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Magé, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Campos, São Fidélis e Bom Jesus do Itabapoana. De acordo com a denúncia, a quadrilha agia desde julho de 2009 e lucrava cerca de R$ 200 mil por mês. A prática da “vistoria fantasma” era a fraude mais comum. Segundo investigações, documentos referentes à vistoria do veículo para licenciamento anual eram emitidos sem que o carro fosse levado ao posto do Detran. Despachantes credenciados ou zangões envolvidos no esquema distribuíam propina entre os vistoriadores, peritos, técnicos de controle, certificador, supervisor e, em alguns casos, até para o chefe e o subchefe do posto de vistoria.

Fonte: Operação contra fraudes no Detran já tem 36 presos. O Dia, 25/09/2012. Disponível em: http://odia.ig.com.br/portal/rio/operação-contra-fraudes-no-detran-já-tem-36-presos-1.493941. Acesso em: 02 out. 2012. (Adaptado).

Ao analisarmos o texto acima, podemos afirmar que há a coesão por associação semântica, pois:

Escolher uma resposta.

a. há a ocorrência de paráfrases que retomam o fato que ocorreu em Magé.

b. os verbos e as palavras empregados no texto pertencem ao mesmo campo semântico do tema.

c. a repetição do referente Detran é o único recurso que une os dois parágrafos.

d. o referente polícia civil substitui Detran no segundo parágrafo.

e. os pronomes pessoais remetem imediatamente a despachantes, que é referente principal do texto.

Question 3

Notas: 1

Qual é o aspecto do texto que é relacionado ao estabelecimento da coesão por associação semântica?

Escolher uma resposta.

a. A diferenciação entre a fala e a escrita.

b. O tema.

c. A linearidade.

d. A gramaticalidade dos períodos.

e. A extensão dos parágrafos.

Question 4

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

A situação da Venezuela é ainda mais paradoxal. Como mostrou Clóvis Rossi anteontem, Chávez, ao longo dos 14 anos em que está no poder, logrou a façanha de fazer com que 2,1 milhões de venezuelanos (pouco mais de 10% do eleitorado) deixassem de ser oficialmente pobres. Ou seja, houve uma partilha mais justa dos recursos econômicos.

Mas, se Acemoglu e Robinson estão corretos --e eu acho que estão--, o avanço não é sustentável, porque não se fez acompanhar de nada semelhante no nível das instituições políticas. Ao contrário, Chávez as remodelou de forma a servir a seus objetivos imediatistas, que incluíam, na melhor tradição populista, distribuir renda para obter apoio eleitoral.

Uma prosperidade duradoura, porém, depende de um fluxo de inovações e ganhos de produtividade que dificilmente é compatível com um regime personalista no qual todos os interesses se subordinam à agenda presidencial. Se Chávez fez bem a muitos venezuelanos, também fez muito mal à Venezuela.

Fonte:Schwartsman, Hélio. O julgamento de Chávez. Folha de São Paulo, 02/10/2012.Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/1162379-o-julgamento-de-chavez.shtml. Acesso em: 02 out. 2012. (Adaptado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com