TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE :OP)

ATIVIDADE 2: POSTAGEM 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Allana Stoppa Cruz

1780553

Polo Iguape

2019

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

        Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de Letras Português/Inglês, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.

Polo Iguape

2019

        

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Objetivos        3

2.1        Objetivo geral        3

2.2        Objetivos Específicos        4

3.        Desenvolvimento        4

3.1        Revisão Bibliográfica        4

3.2        Procedimentos Metodológicos        5

4.        Avaliação        7

5.        Considerações Finais        7

Referências        7

  1. Introdução

     Ao longo de sua vida estudantil, os alunos se deparam com uma grande quantidade de informação que devem assimilar, se não conhecendo profundamente o tema, ao menos como uma repetição com o intuito de progredir nas avaliações escolares, mas acabam sabendo pouco sobre a vida do cotidiano, sobre as coisas que não estão inclusas nos livros textos.

      O estudo dos arredores da escola é importante pois os alunos vivem ali diariamente e se faz necessário que entendam mais sobre a comunidade que os cerca.

     Os projetos que utilizam ambientes não escolares pode contribuir para a aprendizagem dos alunos de diversas formas, entre outras abordagens podemos estudar o meio ambiente, o local escolhido e sua história.

     A conservação de uma área como a Fonte do Bom Jesus de Iguape, localizada no litoral sul do estado de São Paulo, incentiva não só a curiosidade sobre o lugar histórico e lindo, mas também a vontade de se preservar o local pois todos se beneficiam dele.  

     

     

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

Ajudar os alunos da Escola Estadual Coronel Jeremias Junior a entender mais a história da cidade em que vivem e como ela os afeta nos dias atuais, sensibilizar os alunos com a dimensão do Parque Florestal do Morro do Espia e os trazer para mais perto da matéria estudada em classe.

  1. Objetivos Específicos

     As disciplinas abordadas serão História, Geografia e Língua Portuguesa. A relevância para cada matéria é diferente e os conteúdos abordados em classe trataram base para o projeto em ambiente não escolar.

     Os objetivos específicos para a disciplina de história são reconhecer um dos pontos turísticos mais conhecidos de sua cidade, conhecer as bicas e torneiras, lagos e tanques usados antigamente para tratamento de água, entender mais sobre as construções e modo de vida da época.

     A disciplina de geografia abrange a visitação a uma parte do Parque Florestal do Morro do Espia que se inicia na Fonte do Bom Jesus de Iguape e possuí ampla fauna e flora, além disso na Fonte se encontra a gruda-erguida.

     Já na disciplina de Língua Portuguesa iremos ambientar os nossos alunos com a lenda da “pedra que cresce” que fez o grande escritor Albert Camus, Prêmio Nobel de Literatura, visitar o município de Iguape, juntamente com Oswald de Andrade, fundador do “Movimento Antropófago”, uma das personalidades mais polêmicas do Modernismo e idealizador dos principais manifestos do movimento.

  1. Desenvolvimento
  1. Revisão Bibliográfica

       A proposta do projeto é conectar os alunos com o ambiente em que eles vivem, despertando interesse e mostrando que não só na sala de aula que se aprende, ligando algumas matérias escolares a ambientes culturais, os valorizando e incentivando os alunos a descobrirem mais sobre o local onde habitam.  

     A cidade de Iguape é muito rica em pontos históricos e turísticos, mesmo assim muitas pessoas que vivem nela não conhecem as maravilhas deste lugar.

     O livro mais famoso sobre a história da cidade, com suas lendas, curiosidades e informações é intitulado “Iguape- Princesa do Litoral”, organizado por Carlos Alberto Pereira Júnior. Nele podemos encontrar passagens como essa que dizem muito sobre como podemos valoriza-la:

           O desenvolvimento aliado à preservação tanto da rica tradição cultural e histórica quanto de sua exuberante natureza pode ver no turismo, na pesca, na agricultura, na pecuária, no comércio e nos serviços suas principais atividades econômicas.

           Iguape concentra o maior e um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais do Estado de São Paulo. São ruas estreitas, monumentos históricos, igrejas e casarões construídos nos séculos XVIII e XIX em pedra, cal, conchas marinhas, óleo de baleia e melado.  

          Na histórica cidade, figuram lado a lado exemplos da arquitetura do passado e construções modernas. (CARLOS ALBERTO PEREIRA JUNIOR; Iguape: Princesa do Litoral; cap.17; 2005)

  1. Procedimentos Metodológicos

     Para o projeto é sugerido a utilização pedagógica do local Fonte do Bom Jesus de Iguape, localizada na Avenida Moacir Serra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com