TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Processo de Avaliação

Por:   •  23/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.242 Palavras (21 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 21

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO

  • Pergunta 1:

Considerando o que foi apresentado sobre as estratégias-chave da avaliação formativa, analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

  • I.  O professor deve se preocupar em escrever seus critérios de avaliação em uma planilha, para justificar seus procedimentos de avaliação formativa, caso seus alunos questionem alguma de suas avaliações.
  • II. É importante que o professor planeje atividades chamadas de rotinas do pensamento, para que possa ajudar o aluno a acompanhar a evolução reflexiva do pensamento de seus alunos e verificar se esse conhecimento está evoluindo na direção consistente desse saber.
  • III. O feedback é uma estratégia específica para ajudar o professor a entender se o aluno realmente está acompanhando as reflexões sobre os saberes em estudo.
  • IV. A autoavaliação é utilizada pelo professor em sala de aula para testar a sinceridade de seus alunos quanto ao seu desempenho nas provas.

Resposta Correta:

A afirmativa II é verdadeira e a III é falsa.

Feedback da resposta:

A afirmativa I é falsa, pois a montagem de um quadro com a descrição detalhada dos critérios de avaliação tem como finalidade principal mostrar ao aluno como ele pode melhorar seu desempenho e modificar sua dedicação junto a um processo de aprendizagem para que realmente construa um conhecimento mais consistente sobre um determinado tema.

A afirmativa II é verdadeira.

A afirmativa III é falsa, pois o feedback consiste em orientações dadas pelo professor ao aluno sobre o seu desempenho, sendo que na avaliação formativa, o professor deve apresentar feedbacks mais detalhados, elaborados a partir dos objetivos de aprendizagem do curso, para que o aluno possa fazer os ajustes necessários em seu processo de aprendizagem com foco em um conhecimento mais consistente sobre o tema em estudo.

A afirmativa IV é falsa, pois a autoavaliação é utilizada para que os alunos percebam onde estão incorrendo em erros em seu processo de aprendizagem, para que possam corrigi-los e ajustar seu processo de aprendizagem. Trata-se de uma ação estratégica para o empoderamento do próprio processo de aprendizagem pelo aluno.

  • Pergunta 2

Considerando o que foi discorrido sobre as competências, analise as sentenças e depois assinale a alternativa correta:

  • I. O constante surgimento das novas tecnologias digitais e o seu uso no dia a dia das pessoas estão fazendo com que as crianças e os adolescentes precisem aprender novos saberes ligados apenas ao manuseio e à operação simples dessas novas mídias, para estarem mais bem preparados para atuar nessa sociedade altamente digital.
  • II. As mídias digitais apresentam um crescente desafio para os professores, principalmente o que exige que os professores saibam utilizá-las e ensinar o uso aos seus alunos, pois são muitos aplicativos que surgem diariamente pela internet.
  • III. O grande desafio dos professores é ensinar aos seus alunos sobre os principais efeitos que o uso das tecnologias digitais pode provocar em suas vidas, como repercussões pessoais e até profissionais que uma comunicação mal feita no seu perfil de uma rede social pode provocar.
  • IV. As crianças e os adolescentes precisam entender a seriedade do fluxo das informações e também como trabalhar a comunicação dessas informações por meio dessas novas tecnologias, bem como quais eventuais repercussões que essas comunicações podem ter, independente de sua intencionalidade original.

Resposta Correta:

A sentença II é falsa e a IV é verdadeira.

Feedback da resposta:

A sentença I é falsa, pois as crianças precisam aprender sobre os efeitos dos usos das tecnologias digitais sobre suas vidas, inclusive na forma como se relacionam com as demais pessoas. Daí a necessidade de se trabalhar novas competências já na infância e adolescência.

A sentença II é falsa, pois dois dos maiores desafios dos professores em relação ao uso das tecnologias é mostrar os efeitos desse uso para os alunos em suas próprias vidas e pensar o uso delas em sala de aula a partir de uma intencionalidade educativa, com base em uma abordagem pedagógica consistente. Eles precisam entender que tecnologia é meio e a educação é o objetivo, o fim.

  • Pergunta 3

Considerando as premissas da avaliação somativa, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
 
I. Ela é um tipo de avaliação para a aprendizagem porque prevê a realização de verificações periódicas, com datas previamente definidas, ao longo do processo de aprendizagem.


II. Sua aplicação objetiva aferir quais informações globais ou por tópicos específicos foram apreendidas ao longo do curso, a partir de uma classificação ou nota.


III. O planejamento da avaliação somativa pode prever a realização de uma primeira verificação, dentre várias outras, do saber prévio dos alunos sobre o tema que será estudado.


IV. Seu objetivo principal é verificar se o aluno está apto ou não para passar para o próximo nível de aprendizagem, caracterizando-se como uma avaliação de aprendizagem.

Resposta Correta:

Apenas as proposições II e IV são verdadeiras.

Feedback da resposta:

As proposições II e IV são verdadeiras. 
A proposição I é falsa, pois a avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem para verificar o que o aluno aprendeu e não prevê avaliações periódicas. 
A proposição III é falsa, pois diz respeito à avaliação do tipo diagnóstica.

  • Pergunta 4

A autoavaliação pode ser aplicada em sala de aula a partir de diversas dinâmicas. Considerando-a, podemos afirmar que:

  • I. A autoavaliação deve ser desenvolvida sempre pelo aluno, a partir das respostas corretas fornecidas pelo professor autor do conteúdo, de maneira que esse estudante entenda os pontos onde errou e como pode fortalecê-los.
  • II. A autoavaliação é considerada sinônimo de autorregulação, pois já traz inserido em seu conceito a premissa de que, para que haja autoavaliação, o aluno já se conscientizou da importância de ele se apropriar de seu próprio processo de aprendizagem.
  • III. O sucesso das práticas de autoavaliação se dá a partir das análises feitas dos próprios trabalhos com base nas rubricas que são preparadas e apresentadas antes do início de um curso.
  • IV. A autorregulação enquanto estratégia de avaliação formativa propicia um momento importante para o diálogo do aluno com seu próprio saber, validando os conhecimentos anteriores e estruturando outros novos a partir das rubricas definidas no início do curso.

Resposta Correta:

As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

Feedback da resposta:

As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

A afirmativa II é falsa, pois a autoavaliação é um tipo de ação avaliativa que ajuda no processo de conscientização do empoderamento do processo de aprendizagem pelo aluno, aspecto que consiste na autorregulação. Ou seja, o aluno passa a definir para si o que quer em termos de aprendizagem com base nos seus objetivos de vida.

  • Pergunta 5

Reflita sobre a objetividade e subjetividade na avaliação somativa, verifique as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta:

  • I. A subjetividade dos critérios da avaliação formativa pode resultar em aprovação do aluno para o próximo nível de ensino de um curso, mesmo quando a construção do conhecimento em si tenha sido bem pobre.
  • II. A avaliação somativa é um dos grandes exemplos de controle e poder da avaliação, posto que ainda é utilizada por vários professores como instrumento disciplinar dos alunos.
  • III. Alguns autores defendem que a avaliação somativa poderia ser considerada como diagnóstica, já que faz algumas verificações em momentos específicos do calendário do curso, para verificar se pode prosseguir com seu conteúdo.
  • IV. Para que possamos planejar a avaliação somativa como uma opção de orientação do aluno em seu processo de aprendizagem, os critérios subjetivos de correção dos instrumentos de aferição precisam ser redesenhados, de forma mais objetiva e clara.

Resposta Correta:

Todas as afirmações são verdadeiras.

  • Pergunta 6

Considerando a evolução da educação ao longo dos últimos séculos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

  • I. A oferta educacional por colégios propiciou a possibilidade do acesso de um número maior de alunos à escola e esse aumento estimulou a necessidade de criação de processos avaliativos mais consistentes e controladores.
  • II. A massificação de propostas educacionais com uso de novas tecnologias atingiu seu ápice muito recentemente e levou à necessidade de se propor processos de avaliação dos alunos, de maneira a verificarmos aprendizagem das competências do século XXI já pelos alunos do ensino fundamental.
  • III. O surgimento dos livros impressos com a invenção da prensa mecânica fez com que surgissem as primeiras avaliações também impressas.
  • IV. Os instrumentos de avaliação de aprendizagem são inúmeros, como provas discursivas ou testes de múltipla escolha, sendo que a escolha deles se dá com base nos objetivos de aprendizagem que queremos aferir ao final do processo de aprendizagem do aluno.

Resposta Correta:

Apenas as afirmativas II e III são falsas.

Feedback da resposta:

A afirmativa II é falsa, pois na verdade, foi o surgimento das novas tecnologias digitais e sua popularização e entrada na vida cotidiana das pessoas que fizeram com que surgisse a necessidade de que os alunos desenvolvessem, já no ensino fundamental, novas competências que os preparem para viver em uma sociedade altamente tecnológica.

A afirmativa III é falsa, pois os livros impressos não tem relação com as avaliações impressas. Estas surgiram apenas no século XX, quando as instituições passam a manter registro dos processos de avaliação para documentar processos educacionais diversos.

  • Pergunta 7

Verifique as afirmativas sobre as estratégias-chave da avaliação formativa e assinale a alternativa incorreta:

  • I. As rubricas têm como principal função nortear as atividades das outras estratégias-chave, para que os alunos entendam como atuar ao longo do processo de aprendizagem, de forma a construírem um consistente conhecimento do tema em estudo.
  • II. As rotinas de pensamento são importantes para gerar trocas reflexivas entre os alunos, estando ligadas às práticas pedagógicas reflexivas e não ao processo de avaliação formativa em si.
  • III. O professor deve se focar suas atividades em elaborar as rubricas e preparar as sequências de perguntas das rotinas de pensamento que aplicará durante as aulas, sendo que essas duas estratégias-chave já contribuem totalmente para que a avaliação formativa ocorra.
  • IV. O feedback do professor serve como uma satisfação – quanto à sua aprovação ou retenção – que é dada ao aluno, à instituição e à sociedade.

Resposta Correta:

Apenas as afirmativas II e III são falsas.

Feedback da resposta:

Apenas a afirmativa I é verdadeira.

A afirmativa II é falsa, pois as rotinas de pensamento refletem uma prática pedagógica reflexiva ligada diretamente à avaliação formativa em si. Por isso a avaliação formativa é também considerada como uma metodologia pedagógica de avaliação.

A afirmativa III é falsa, pois a avaliação formativa deve considerar as quatro estratégias-chave, a saber: as rubricas, as rotinas de pensamento, o feedback e a autorregulação. O feedback é importante porque são as orientações do professor sobre os ajustes que devem ser realizados no processo de aprendizagem de cada aluno. E a autorregulação é a capacidade do aluno de assumir seu próprio processo de construção de conhecimento.

A afirmativa IV é falsa, pois o feedback tem o importante papel de orientar os alunos sobre os feitos corretos e sobre os aspectos que precisam ser ajustados ao longo do processo, para que o conhecimento construído seja consistente e importante para a construção de sua própria vida.

  • Pergunta 8

Verifique as sentenças abaixo sobre os três principais tipos de avaliação e assinale a alternativa correta:

  • I. A avaliação diagnóstica tem como objetivo principal apresentar uma fotografia dos eventuais conhecimentos que os alunos adquiriram em cursos e vivências anteriores ao curso que irão atender.
  • II. A avaliação somativa tem como objetivo principal verificar se os alunos aprenderam algo ao longo de todo o processo de um curso qualquer.
  • III. A avaliação formativa tem como objetivo principal apresentar um mapa de aprendizagem ao longo de todo o processo de aprendizagem vivenciado durante um curso.
  • IV. A avaliação diagnóstica pode ser aplicada excepcionalmente durante uma disciplina para que o educador confirme os conhecimentos prévios dos alunos sobre um determinado tema.

Resposta Correta:

A sentença II ou a sentença IV é falsa.

Feedback da resposta:

Apenas a sentença II é falsa, pois a avaliação somativa verifica a aprendizagem dos alunos ao final de um período de estudos, que pode ser bimestral, semestral e anual.

  • Pergunta 9

Verifique as sentenças sobre rotinas de pensamento da avaliação formativa e depois assinale a alternativa correta:

  • I. Essas consistem em definir períodos específicos durante a aula para que nesses instantes os alunos se dediquem a apresentar suas dúvidas sobre o conteúdo em estudo, para que o professor afira se o pensamento deles está se desenvolvendo para a real construção do saber em estudo.
  • II. Trata-se de uma estratégia que se desenvolve a partir de perguntas sequenciais específicas sobre um tema em estudo, previamente elaboradas pelo professor responsável, para que ele apresente algo com o que os alunos poderão ocupar durante as aulas.
  • III. As rotinas de pensamento trabalham a capacidade de o aluno entender como se dá a evolução do seu pensamento durante a construção de novos saberes, sendo que a ordem de apresentação das perguntas tem o papel de fazer os alunos  desenvolverem e perceberem suas próprias formas de aprofundamento reflexivo para o estudo de outros temas.
  • IV. Esta estratégia da avaliação formativa ajuda o professor a perceber como está a evolução do pensamento do aluno, no sentido de identificar rapidamente se ele necessita de maiores esclarecimentos sobre o tema em estudo, de maneira a fortalecer a construção do conhecimento sobre o tema em estudo.

Resposta Correta:

Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.

Feedback da resposta:

A sentença I é falsa, pois as rotinas de pensamento consistem em ações estratégicas em sala de aula desenvolvidas a partir de dinâmicas reflexivas. O professor deve apresentar sequências de perguntas sobre um determinado tema em estudo, feitas de diversas formas, para que o aluno seja estimulado a aprofundar suas reflexões e seus conhecimentos.

A sentença II é falsa, pois o objetivo não é simplesmente manter os alunos ocupados em sala de aula, mas principalmente estimulá-los a aprofundar as reflexões sobre o tema em estudo já em sala de aula.

As sentenças III e IV são verdadeiras.

  • Pergunta 10

Analise as afirmativas sobre o feedback enquanto uma estratégia da avaliação formativa e assinale a alternativa correta:

  • I. O feedback na avaliação formativa é essencial, pois o professor tem que dar um retorno aos pais dos alunos e/ou à sociedade, dependendo da idade desses estudantes, sobre a evolução deles durante o curso ao qual estão atendendo.
  • II. O feedback tem um forte aspecto de regulador e orientador dos rumos do processo de aprendizagem.
  • III. O feedback pode e deve ser bem emocional, no sentido de valorizar o aluno e motivá-lo a fortalecer sua dedicação nos estudos em andamento.
  • IV. O feedback deve ser elaborado com base nos critérios definidos nas rubricas, de maneira que o aluno entenda a dimensão do processo de construção de um determinado conhecimento.

Resposta Correta:

Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Feedback da resposta:

A afirmativa I é falsa, pois o feedback na avaliação formativa é essencial porque tem a função de orientar o aluno sobre seu processo de aprendizagem, reforçando caso esteja no caminho certo ou mesmo indicando os ajustes necessários para uma construção mais consistente do conhecimento.

A afirmativa III é falsa, pois o feedback emocional, que se caracteriza com frases do tipo “ótimo” ou “você é o máximo, parabéns”, deve ser evitado na avaliação formativa porque não contribui de forma objetiva e construtiva no processo de aprendizagem do aluno.

As afirmativas II e IV são verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com