TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INGLÊS

Por:   •  21/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 17

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE INGLÊS I

Ruan Caio Barbosa Ferreira

Salvador/Bahia

2017/11

Ruan Caio Barbosa Ferreira

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO

SUPERVISIONADO DE INGLÊS I

Este trabalho é pré-requisito para

aprovação na disciplina Prática de

Ensino e Estágio Supervisionado de

Inglês, do Curso de Letras (modalidade

EAD), ministrada pelo professor(a)

MARIA FRANCISCA TERESA V Porto

FERREIRA, da Universidade Estácio

de Sá.

Salvador/Bahia

2017/11

Sumário

INTRODUÇÃO 5

1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA 6

1.1. Aspecto físico, humano e material da escola

1.2. Projeto Político-pedagógico

1.3. A escola como grupo social

1.4. Atividades docentes e discentes

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

4. ANEXOS 19

4.1. Fotos

"There's no telling how far you can go"

unknown author

INTRODUÇÃO

Estágio supervisionado foi realizado no Colégio Nossa Senhora do Resgate nas turmas de Ensino Fundamental II com auxílio do Professor Jorge de Souza, no período de 14 de Agosto a 10 de Novembro de 2017. O referido estágio teve carga horária de 66h para as observações dentro da sala de aula da Escola escolhida, mais 10h em média para a realização deste trabalho, totalizando assim o somatório de 76h/aulas.

Neste trabalho, as informações coletadas durante o processo de Estágio teve como objetivo analisar a estrutura e funcionamento de uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental II, bem como observar as aulas e descrever/analizar os aspectos funcionais da prática docente: planos de aula (objetivos, conteúdos programáticos, metodologia e avaliação), posturas e condutas docentes, disciplina escolar (manejo de turma).

A observação das aulas da disciplina de língua Inglesa na Escola, é um dos principais pontos tratados neste relatório e o seu aproveitamento pelos alunos. O planejamento das aulas de inglês pelos professores também será abordado, evidenciando como os alunos estão relacionados entre si, os professores e a direção da Escola. Tratam-se aqui das problemáticas vividas pela comunidade Escolar, seus conflitos e sua vivência de modo geral.

O processo de estágio foi muito importante no aprimoramento de meus conhecimentos e o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Para que fosse alcançado tal êxito positivo e satisfatório foram exploradas durante as atividades do Estágio Supervisionado assuntos como estrutura da Língua Inglesa e Temas Transversais como: Saúde, Machismo, que ajudaram-me a relacionar e embasar no que fora trabalhado em sala de aula com os aluno durante o estágio.

A Prática leva o professor à consciência e responsabilidade da bagagem cultural, social e cognitiva dos alunos. Foi muito valisoso os conhecimentos adquiridos durante o Estágio Supervisionado I pois a correlação teoria-prática do exercício proporcionado pelo estágio motivou-me ainda mais na caminhada até ser definitivamente um profissional edicativo, portanto, faz-se necessário que a educação seja levada a sério e que a teoria e a prática caminhem juntas em favor de possibilitar a compreensão do aluno e que esta educação tenha efeito significativo em sua vida.

1. Estrutura e Funcionamento da Escola

O Colégio Nossa Senhora do Resgate, está localizado na Rua Salgado Filho, 02 - Boa Vista de Brotas.

Com mais de 30 anos de existência, o sonho daqueles que criaram uma pequena escola para a comunidade de Brotas transformou-se, na realidade, em uma das maiores e mais respeitadas escolas da Bahia. Em constante evolução, é uma escola viva e atualizada, cuja preocupação é preparar bem seus alunos, dando-lhes condição de escolher o melhor caminho para o futuro. Desde a Educação Infantil, com Maternal e Jardim, até o Ensino Médio, o Colégio recebem alunos e formam cidadãos conscientes de suas responsabilidades, seja em seu universo particular, seja para a sociedade. (https://www.colegio-resgate.com.br/)

1.1. Aspecto físico, humano e material

O Colégio Nossa Senhora do Regate funciona da seguinte maneira:

HORÁRIO ESCOLAR - Educação Infantil

MANHÃ

TARDE

Entrada ⇒ 7h30

Saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (565.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com